29 setembro, 2015
Comentários

Bancários avaliam proposta da Fenaban no dia 1º e apontam para greve por tempo indeterminado

Os bancários do Sul Fluminense se reúnem em assembleia dia 1º de outubro, quando vão decidir se aceitam a proposta apresentada pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) de 5,5% de reajuste salarial, PLR, e abono de R$2,5 mil, ou se paralisam as atividades por tempo indeterminado. A reunião será na sede do sindicato, na Rua Rio Branco, 107, Centro, Barra Mansa, às 19 horas.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense, Péricles Lameira, o Cabral, a proposta é considerada a pior dos últimos anos, já que está aquém da inflação, que ficou em 9,88%. “Estamos pleiteando um reajuste de 16%. A proposta apresentada pela Fenaban é um total desrespeito à categoria e não nos deixa outra opção a não ser a greve. É bom lembrar que os bancos e financeiras tiveram um lucro de R$ 36,3 bilhões somente no primeiro trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 27,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Setores que estão em crise, com retração de vendas e produção, apresentaram propostas melhores”, analisou Cabral.
O presidente da entidade explicou que ao oferecer o abono salarial, os bancos causam grandes prejuízos à categoria. “Na década de 90, os bancários ficaram oito anos sem aumento real, sofrendo perdas salariais irreparáveis. Entendemos que é melhor transformar o abono salarial em percentual de aumento sobre os salários. O abono não incide sobre a hora extra, 13º salário, férias, INSS, FGTS, PLR”.
O Comando Nacional dos Bancários indica a rejeição da proposta, com indicativo de greve a partir do próximo dia 6.


Reunião avalia sustentabilidade da Cassi
Dia 30, às 19 horas, o Sindicato dos Bancários do Sul Fluminense, realiza reunião com funcionários ativos e inativos do Banco do Brasil para tratar sobre a sustentabilidade da CASSI (Caixa de Assistência dos Funcionários doBanco do Brasil). O encontro terá a participação do diretor de Saúde e Rede de Atendimento da Caixa de Assistência, William Mendes de Oliveira, e será no Espaço Gospel de Volta Redonda, na Rua Assembleia de Deus, 199, Laranjal.

Comentários