Image
24 maio, 2021
Comentários

Barra do Piraí: Entrevista exclusiva com o prefeito Mario Esteves

A região Sul Fluminense conta com uma geração de jovens prefeitos que vêm se destacando na condução da administração pública de suas respectivas cidades e um deles é o prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, que apesar jovem, já carrega uma importante bagagem política, sendo reeleito no ano passado com uma diferença de mais de 7,5 mil votos em relação ao segundo colocado.
Mario, que vai completar 44 anos agora em junho, conversou com exclusividade com a revista Por Aqui e elencou uma série de ações, dentre elas o combate contra a Covid-19 em Barra do Piraí. Segundo o chefe do Executivo, a vacinação no município está organizada. “Consideramos que a vacinação no município segue em média com o que estamos vendo no estado do Rio. O setor de Vigilância em Imunização, da Secretaria de Saúde, segue um planejamento a partir da chegada de doses, em confronto com dados populacionais que são extraídos do IBGE. Não são dados precisos. E que, por isso, precisamos de cautela, para não errar no quantitativo. Assim, quando anunciamos determinado grupo de prioridades pelo Plano Nacional de Imunização, o PNI, já garantimos a segunda dose”, revelou, acrescentando que o rigor nas contas do município colaborou para uma situação mais amena durante a pandemia.
- Em Barra do Piraí, graças a um trabalho de austeridade, promovido nos primeiros meses de nossa primeira gestão, conseguimos estabelecer metas e possuir uma ‘musculatura’ econômica. Sem saber e prever este caos causado pela Covid-19, tivemos pontos positivos na economia. Para se ter uma ideia, fechamos 2020 com superávit financeiro, como eu disse, por conta de ajustes em todos os sentidos, o que causou reflexos nas contas públicas. Graças a isso, estamos com uma frente de trabalho muito ampla de infraestrutura, com recursos próprios e parcerias com os governos Estadual e Federal – completou Esteves.
O prefeito também elogiou o Sistema Único de Saúde (SUS) neste momento de crise sanitária. “Uma pandemia não nos dá benefícios. Porém, tem sido possível mostrar à população a força do SUS. Nunca desconfiamos que não fosse funcional. Mas, ratifica investimentos nossos, na casa dos 30% do orçamento, na Saúde, também já promovidos antes da pandemia. Posso dizer que, ter promovido a intervenção nos três hospitais da cidade e hoje estar apenas com o Hospital Maria de Nazaré, foi crucial. Não sei como a cidade estaria, não fossem estes investimentos. Tínhamos hospitais que eram conhecidos pela população como verdadeiros problemas e com iminência de fechar todos os anos. Nos últimos quatro anos não tivemos uma ameaça nesse sentido”, comemorou Mário.
Mário Esteves ganhou grande notoriedade na imprensa estadual no mês passado ao alertar a Polícia Civil do Rio de Janeiro sobre um possível golpe de uma quadrilha que oferecia vacinas da AstraZeneca para prefeituras de toda parte do Brasil. Sobre o andamento do caso, garantiu torcer por justiça. “Deixamos o caso para a continuidade e investigação das autoridades policiais. Espero que tenha um desfecho condizente com o que a população deseja. O Brasil teve problemas lá atrás com oxigênio, com respiradores, testes rápidos, e, agora, vacinas. O ente público precisa liderar e perceber tais acontecimentos como este e acender a sensibilidade quando se trata de assuntos desta natureza. Não podemos aceitar desvios de porte nenhum. Tudo isso acaba com a engrenagem pública por conta de falta de honestidade com o dinheiro do povo. Nunca aceitei e jamais irei me furtar em dizer verdades como fiz com esta denúncia”, afirmou, não descartando futuros projetos políticos.
- Sou um político a serviço da população de Barra do Piraí e nossa população parece satisfeita com o nosso trabalho. Estou a serviço de aglutinar, ao mesmo tempo, a região Sul Fluminense, mas tudo isso ainda é muito prematuro – deixou no ar o prefeito.

Comentários