Barra do Piraí registra saldo positivo no emprego em 2018
O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou, na semana passada, os dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), referentes a 2018. E Barra do Piraí acumulou saldo positivo naquele ano. Ao todo, como narram os números, foram 4.005 admissões, contra 3.902 demissões nos últimos 12 meses. O destaque, ainda, vai para o setor do comércio; e o revés vem da construção civil.
Uma das cinco maiores economias do Sul Fluminense, Barra do Piraí vem de uma curva ascendente, depois de ter vivido os tempos ruins da crise econômica brasileira. Após este período, alguns setores da economia vêm tomando fôlego, colhendo louros de investimentos aplicados pela mola chamada comércio e serviços.
Para o diretor de Trabalho e Renda, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Carlos Alberto Teixeira Loureiro, os setores de comércio e de serviços merecem destaques. Foram gerados 1.731 empregos no comércio, contra 1.351 nos serviços. Ele cita os serviços industriais e de utilidade pública, que teve variação positiva de 9,66% como a grande surpresa.
“O comércio sempre larga na frente, e é a vocação do município. Agora, este ponto do Caged, que versa sobre os serviços industriais e de utilidade pública faz menção aos empregos gerados via concessionários e permissionários, que prestam serviços de utilidade pública, tais quais, por exemplo, coleta de lixo, entre outras atividades. Acreditamos que este ponto tenha sido pontual, em favorável a Barra do Piraí, e que merece a atenção de todos nós”, explica.
Já a construção civil foi o setor que, proporcionalmente, mais demitiu no ano passado, com variação de -9,47% ao ano. Ao todo, foram admitidas, em 2018, 258 pessoas, enquanto que 321 perderam o emprego. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wagner Aiex, com os investimentos que virão no saneamento básico – com a concessão pública -, estes dados tendem a ser maiores em 2019.
“A Prefeitura de Barra do Piraí está prestes a atrair um dos maiores investimentos de sua história, não somente em construção civil, mas que vai se refletir em todas as áreas. Como diz o prefeito Mario Esteves, após essa concessão da água e do esgoto, teremos um ‘canteiro de obras’ pelos bairros. Isso se refletirá em contratações, que influenciarão em um giro de capital por toda a cidade, desde o comércio até os bens e serviços; podem esperar”, aponta Wagner Aiex.
Comentários