Barra do Piraí suspende o atendimento dos Castramóveis para adequação às normas do Conselho de Medicina Veterinária
A prefeitura de Barra do Piraí, por meio da superintendência do Bem-Estar Animal, anunciou a suspensão temporária dos atendimentos dos Castramóveis para que sejam feitas melhorias estruturais nas unidades. A determinação foi homologada após uma análise da equipe técnica composta por médicos veterinários que relataram que as unidades móveis não atendem integralmente às exigências estabelecidas pela legislação vigente, bem como as normas regulamentadoras do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ).
A avaliação feita nas unidades do Lar de Passagem São Francisco de Assis e nos distritos da Califórnia e Ipiabas, foi minuciosamente articulada para verificar as condições estruturais e operacionais, no entanto foram encontrados vários problemas que tornam os ambientes inaptos para realização de procedimentos de castração de cães e gatos.
Estima-se que durante 90 dias o serviço ficará suspenso para que as melhorias e compra de insumos seja realizada.
A superintendente do Bem-Estar Animal, Luciene Maria, relatou a realidade das unidades e ressaltou o motivo que levou a essa medida de suspensão.
“Os procedimentos de esterilização em cães e gatos são considerados cirurgias eletivas, e não de emergência. As unidades móveis se encontram em estado insalubre e expõe os animais a riscos. Essa paralisação se faz necessária para a continuidade dos serviços de controle populacional de cães e gatos, sem que haja qualquer prejuízo ou dano aos animais, à população e aos profissionais envolvidos”, aponta Luciene.
Dentre os problema encontrados nas unidades também se evidencia a inexistência de cilindro de oxigênio e de dispositivos de monitoramento de sinais vitais (termômetro, oxímetro, medidor de pressão arterial e monitor cardíaco), a falta de um sistema de aquecimento adequado para manutenção da temperatura corporal dos animais anestesiados, sistema de refrigeração e instalações sanitárias inoperantes, equipamentos enferrujados, estrutura com falhas de segurança para os animais e funcionários, pneus furados, portas quebradas, abastecimento hídrico precário, falta de balança e de equipamentos essenciais para esterilização de materiais e muito mais.
Segundo a prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, o poder público está trabalhando com agilidade para viabilizar a volta do serviço, com ênfase em entregar unidades adequadas às condições que os barrenses merecem.
“A equipe da prefeitura está fazendo todo o possível para que os serviços dos Castramóveis retornem ao seu funcionamento o mais rápido possível. Esse é um processo essencial para garantir a segurança e o bem-estar dos nossos animais e dos profissionais envolvidos. Entendemos que esta é uma demanda constante da população e, por isso, garantimos que as estruturas receberão uma adequação digna dos nossos bichinhos”, concluiu a chefe do Executivo.
Comentários