Barra Mansa convoca idosos para atualização do Benefício da Prestação Continuada
Idosos cadastrados no BPC da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) devem estar inscritos no Cadastro Único até dezembro
A prefeitura de Barra Mansa, através da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, está atualizando os dados dos usuários que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC). De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, todos os idosos que recebem o BPC da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) devem estar até dezembro de 2017 inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Segundo a assistente social da Coordenação do Cadastro Único de Barra Mansa, Daniele Vaz, mais de 780 idosos moradores da cidade recebem o benefício, mas ainda não estão inscritos no Cad Único. “Inicialmente, o Governo Federal pediu a unificação dos programas somente para os idosos. As pessoas com deficiência, que sejam beneficiárias do BPC, deverão fazer seu cadastro no ano de 2018. A atualização do serviço é de extrema importância para que o idoso continue recebendo o benefício”, falou a assistente social.
Os idosos com 65 anos ou mais, sem vínculo com o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e com renda por pessoa do grupo familiar inferior a ¼ do salário mínimo vigente, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para recadastramento e atualização do BPC. “É importante frisar que os números de CPF de todos os membros deverão ser registrados no Cadastro Único para permitir a identificação do beneficiário e de sua família. A desatualização do cadastro poderá acarretar em suspensão do benefício”, afirma.
Segundo a coordenadora do Cadastro Único, Celina Porte, a cidade conta com seis unidades do CRAS (Penaforte, Getúlio Vargas, Paraíso de Cima, São Pedro, Siderlândia e Vila Natal), que juntas englobam todos os bairros, além do Setor do Cadastro Único na prefeitura e duas equipes volantes. “Por conta do grande número de atendimentos no Setor de Cadastro Único, o recomendável é procurar o CRAS que abrange o bairro onde mora”, sugere.
A coordenadora ainda afirma que não é necessário a presença de terceiros como advogados para auxiliar os idosos, pois toda a atualização é feita através dos assistentes sociais. Qualquer dúvida ou outras informações, os interessados devem ligar para o telefone (24) 2106-3445 ou comparecer ao Setor de Cadastro Único que funciona no térreo da prefeitura (Rua Luiz Ponce, 263, Centro). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.
Comentários