01 dezembro, 2015
Comentários

Barra Mansa inicia processo de progressão de carreira de servidores da Educação

Funcionários têm dez dias úteis para anexar documentos necessários

A mais importante etapa do Plano de Cargo, Carreira e Salário (PCCS) dos profissionais da Educação de Barra Mansa foi iniciada nesta terça-feira, dia 01. O subsecretário de Educação, Deyvison Silvestre, entregou aos diretores das escolas municipais os processos de progressão de carreira. O encontro aconteceu no auditório do CEI Vieira da Silva, no Centro. Segundo Deyvison, 2.385 processos foram abertos para avaliar o enquadramento dos servidores na tabela de nível de referência por tempo de serviço e formação.

“A partir do recebimento do processo, o servidor tem prazo de dez dias úteis para anexar os documentos necessários. Depois desse prazo, a comissão de avaliação da secretaria de Educação vai analisar os processos. Nossa previsão é que a partir de janeiro de 2016 comecem a ser publicados os resultados do enquadramento”, explicou o subsecretário, ressaltando que cada escola designou um funcionário para receber e entregar os processos na secretaria da Educação.

Ele informou que o prazo para finalizar a avaliação de enquadramento, de acordo com o PCCS, é de dois anos e que a comissão iniciará os trabalhos pelos processos dos servidores mais antigos. “O início da progressão de carreira vai proporcionar aumento de salário aos servidores tanto por tempo de serviço quanto por formação”, garantiu Deyvison. Ele ressaltou que com a abertura dos processos de progressão de carreira, o governo Jonas Marins cumpre o segundo compromisso estabelecido no PCCS. “O primeiro compromisso que efetivamos foi o aumento médio de 3,69% nos salários base dos funcionários que recebiam abaixo do salário mínino nacional”, frisou.

Paralelo ao início do enquadramento, a secretaria de Educação está estudando a antecipação da implantação da redução de um terço da carga horária. “De acordo com o PCCS, o prazo para essa diminuição de carga horária acontecer seria em 2017. Mas acredito que a partir de 2016 vamos conseguir colocar isso em prática”, disse Deyvison, lembrando que o pessoal de apoio da secretaria já será contemplado com carga horária de seis horas diárias a partir de 02 de fevereiro de 2016.

Eliane Vieira, diretora da Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable, lembrou das dificuldades para elaboração do PCCS e o esforço que tem sido empenhado para garantir sua implementação. “Trabalho há 15 anos como educadora na prefeitura e nunca estivemos tão próximos de garantir a valorização profissional e salarial que merecemos. A implementação do PCCS vai garantir que todos os funcionários se sintam motivados”, elogiou a diretora.

O diretor do CEI Vieira da Silva, Ricardo Augusto de Paiva, frisou o compromisso do governo municipal com a categoria. “Todo profissional da Educação sonha há muito tempo com essa valorização. Temos que agradecer ao prefeito Jonas Marins e sua equipe, que abraçaram a causa e trabalham arduamente para que o plano seja implementado na sua plenitude”, concluiu o diretor.

Comentários