24 julho, 2018
Comentários

Barra Mansa instala pluviômetros automáticos

Equipamentos foram colocados em áreas estratégicas para medir a quantidade e a intensidade das chuvas que possam deflagrar deslizamentos de terra, inundações e enxurradas no período de chuvas



A Defesa Civil de Barra Mansa acompanhou esse mês a instalação de dois pluviômetros automáticos na cidade. Os equipamentos foram colocados nos bairros Vila Maria e Vila Orlandélia pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O objetivo da instalação é medir a quantidade e a intensidade das chuvas que possam deflagrar deslizamentos de terra, inundações e enxurradas em áreas consideradas de risco no período de chuvas.

Os aparelhos foram instalados no Ciep 54 Professora Maria José Machado de Carvalho, no Vila Maria, e na Escola Municipal Reginaldo Araujo, no Vila Orlandélia. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Sérgio Mendes, os locais foram escolhidos por conta da proximidade com o Rio Paraíba do Sul, propiciando um monitoramento mais efetivo da cheia do rio.

Sérgio também destacou que a instalação coloca o município dentro da área de monitoramento do Cemaden que já inspeciona a quantidade de chuvas nas cidades de Itatiaia, Resende e Porto Real. “Dessa forma, será possível verificar se a quantidade de milímetros nessas cidades depois da Represa do Funil, em Itatiaia, é alta e pode impactar no nível do rio em Barra Mansa, causando inundações e alagamentos. Estaremos preparados para avisar a população sobre os riscos”, completou.

Outra novidade dos pluviômetros automáticos é que eles não precisam de energia elétrica para funcionar. Os modelos instalados na cidade estão equipados com uma placa de energia solar que contribui para o pleno funcionamento do aparelho.

Eles se conectam aos servidores do Cemaden e transmitem automaticamente os dados dos acumulados de chuva, em milímetros, a cada 10 minutos. Caso não esteja chovendo, o pluviômetro se conectará apenas uma vez a cada hora, enviando o acumulado de 0 milímetro dos últimos 60 minutos. Os dados gerados pelos pluviômetros automáticos estão disponíveis para os órgãos responsáveis e para toda a população através do Mapa Interativo, acessível pelo website do Cemaden (www.cemaden.gov.br/mapainterativo ou www.bit.ly/pluviometrobm).



MONITORAMENTO DE CHUVAS

Além dos dois novos pluviômetros instalados pelo Cemaden, o município dispõe de equipamentos medidores de milímetros monitorados pela Defesa Civil sendo um manual, no Parque da Cidade Natanael Geremias, no Centro, e outros nove semiautomáticos, nos seguintes locais: Vila Coringa, Boa Vista III, Novo Horizonte, Metalúrgico, Vila Nova, Nova Esperança e nos distritos de Floriano, Antônio Rocha e Amparo. No total, Barra Mansa possui 12 pluviômetros.

Comentários