Image
16 março, 2018
Comentários

BM: Câmara Jovem é lançada oficialmente

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), no plenário da Câmara Municipal de Barra Mansa, o lançamento oficial da 1ª edição da Câmara Jovem, projeto instituído pela Lei Municipal 4.623/17. Autor da legislação e presidente da Comissão Especial de Projetos, o vereador Wellington Pires conduziu o evento que contou com participação de diretores escolares, dos vereadores Gustavo Gomes e Jaime Alves – membros titulares da comissão – e da representante da Secretaria Municipal de Educação, Morgana Vieira.

Durante o encontro, Wellington apresentou o cronograma das atividades e explicou o teor do projeto, frisando os objetivos de fortalecer o conceito de cidadania e de responsabilidade política entre os jovens, reconhecendo o valor do voto, a função dos poderes e da sociedade. O projeto envolverá alunos do 6º ao 9ª ano e consistirá na eleição de 19 vereadores jovens, que terão a oportunidade de conhecer, na prática, o trabalho dos parlamentares.

Com o lançamento oficial da Câmara Jovem, caberá às unidades escolares darem início aos trabalhos. Ficará a cargo dos professores a abordagem, em sala de aula, acerca das competências municipais com ênfase nas atribuições do Poder Legislativo. A partir disso, os alunos terão um prazo para elaborar uma redação com o tema “Por que quero ser Vereador?”.

Na ocasião, a representante da SME, Morgana Vieira, sugeriu que os vereadores visitem as escolas durante o processo para que os alunos possam conhecê-los. “Eu achei o projeto excelente porque vivenciando o cargo, as crianças se tornarão adultos com outras visões, oportunidade que nós não tivemos. Para eles, será muito bom, principalmente pela idade de dez a 15 anos que é a fase de maior curiosidade. Creio que a Câmara Jovem nos trará bons resultados e o Wellington é a prova disso de que vale a pena, pois veio de um projeto semelhante”, ressaltou Morgana.

O vereador Jaime Alves aproveitou a oportunidade e propôs que os professores apresentem aos alunos os portais de transparência da Câmara Municipal. “As pessoas têm que participar da política e esse projeto é importante para ensinar as crianças na base de ensino para que possam adquirir conhecimento, alcançando um futuro melhor”, ressaltou. Gustavo Gomes parabenizou o autor da lei, acrescentando que a iniciativa será referência para outros Municípios.

Para a diretora do Colégio Municipal Dr. Maurício Amaral, Kátia Guimarães, a Câmara Jovem contribuirá muito para o desenvolvimento da cidadania dos jovens. “Além disso, eles conhecerão melhor a realidade do nosso município e as obrigações dos vereadores. A gente sempre trabalha com um pouco disso na disciplina de Ética e Cidadania, mas não focados em questões voltadas à Câmara Municipal. Estamos confiantes e com boas expectativas para esse projeto”, enfatizou.

Comentários