30 agosto, 2017
Comentários

BM: Programa de Artesanato do Estado do Rio tem 150 inscritos no primeiro dia

Cadastramento em Barra Mansa acontece também nesta quarta-feira, no clube Municipal; mais 150 inscrições serão realizadas por ordem de chegada

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação (SMDETI), deu início nesta terça-feira, dia 29, ao Cadastro Nacional de Artesãos no município de Barra Mansa. O programa é coordenado pela Setur-RJ (Secretaria de Estado do Rio de Janeiro) e será realizado também nesta quarta-feira, dia 30.

A abertura do evento contou com a participação da vice-prefeita Fátima Lima representando o prefeito Rodrigo Drable, da subsecretária de Turismo do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora do Programa de Artesanato, Nea Mariozz, que realizou uma palestra sobre a importância da valorização do artesanato. Participaram também o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, a gerente de Turismo do município, Bhella Santos, e o vereador Welington Pires, representando o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Borges.

A vice-prefeita Fátima Lima fez um agradecimento ao governo do Estado, em nome do prefeito Rodrigo Drable, destacando que o cadastramento dos artesãos é de grande valor para o município, movimentando mais a economia e aumentando a possibilidade de geração de renda para os trabalhadores beneficiados.

“É uma importante parceria que projeta nossos artesãos a nível federal. É o empoderamento da classe e reconhecimento de uma atividade que sempre foi muito boa no município e, agora, vai representar valorização e crescimento para Barra Mansa”, destacou a vice-prefeita.

Os cadastros estão sendo realizados no Clube Municipal, das 8h30min às 16 horas. 150 artesãos foram inscritos no primeiro dia e a expectativa é atender a mesma quantidade no segundo dia de atividades.

Os atendimentos são feitos por ordem de chegada e os artesãos interessados deverão apresentar cópias do comprovante de residência recente, RG e CPF e uma foto 3x4. É necessário levar também, três peças produzidas e finalizadas, e uma peça inacabada, para que seja analisada no ato do cadastro como critério de avaliação.

O cadastramento serve de base para a inclusão dos profissionais no Sicab (Sistema de Informações Cadastrais), do Programa do Artesanato Brasileiro, vinculado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Depois de cadastrados, os inscritos passarão a ter acesso à Carteira Nacional do Artesão, participação em feiras do PAB (Programa de Artesanato Brasileiro), divulgação, capacitação, qualificação, microcréditos e comercialização.

Comentários