Image
06 junho, 2019
Comentários

BM: Representantes municipais participam de capacitação de políticas de igualdade racial

Encontro foi dividido em duas partes; após uma consultoria das ações desenvolvidas a favor dos direitos dos negros, o município foi selecionado para receber o curso

A vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, juntamente com representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação e Assistência Social e Direitos Humanos, além da Gerência de Políticas de Igualdade Racial (Gepir) e Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Comuppir), receberam o consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Guilherme Mansur, que avaliou as atividades desenvolvidas pelo município em favor dos direitos dos negros e realizou uma capacitação de gestores para o desenvolvimento de políticas de igualdade racial, que incluiu um treinamento para a captação de recursos na área. As ações foram possíveis graças à adesão do município ao Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Sinapir), da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, em novembro de 2017.

Os encontros aconteceram nesta quarta e quinta-feira, dias 05 e 06, no auditório da Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril (Aciap-BM). O objetivo foi apresentar as ações que o município desenvolve para a política de igualdade racial. O último encontro contou com o resultado avaliatório dos trabalhos desenvolvidos no município em relação às políticas de igualdades raciais para o fortalecimento dos órgãos.

De acordo com a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima, as políticas de igualdade racial no município, mesmo dentro das adversidades, tem uma atuação contínua. “Nós atuamos mediante ao que podemos construir. Trabalhamos na educação realizando a Semana Municipal da Consciência Negra, concursos de redação e café literário com autores negros. Também realizamos capacitação de educadores, com dois seminários desta temática, o AfroSaberes duas vezes ao mês, palestras sobre o combate a discriminação racial, empoderamento e aceitação da juventude negra, além das metas que a educação do município tem, dentro da sua ênfase de trabalho, em respeito a Lei Municipal nº 3592/2006 criada pelo atual prefeito Rodrigo Drable, à época vereador, frisando que as escolas trabalhem a temática antirracista nos anos iniciais”, explicou Fátima.

A vice-prefeita ainda continuou. “Na saúde realizamos o trabalho de conscientização da saúde da população negra, seminários com os agentes de saúde espalhados pelos bairros, fazendo um levantamento de dados de casa em casa e, também, da Assistência Social, principalmente no Hospital da Mulher, atuando no acompanhamento das gestantes negras”, completou Fátima.  

A gerente de Políticas de Igualdade Racial, Deviane Costa, explicou que o município deu um importante passo na construção da política de igualdade racial. “Essa iniciativa é uma estratégia do Governo Federal que tem como objetivo de fortalecer os órgãos de políticas públicas raciais nos municípios, através do convênio com o Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial). O Estado do Rio de Janeiro conta apenas com três cidades vinculadas ao sistema, e Barra Mansa é uma delas, sendo a única da região”, frisou a gerente.

Segundo o consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Guilherme Mansur, o curso é fruto de uma parceria entre o programa Sepir, através de um convênio de cooperação, que está em vigor desde 2015, prevendo o fortalecimento das políticas de igualdade raciais nos municípios. “Essa consultoria foi contratada para gerar dois produtos. A primeira parte é o curso de formação e um diagnóstico situacional sobre as Políticas de Igualdade Racial (PIR) do município. Já o curso é dividido em duas partes, uma conceitual e histórica, que descreve as políticas de PIR e a outra é sobre gestão pública e captação de recurso e seu repasse aos municípios. Essa é uma grande vantagem para o município, além de trabalharem essas políticas de maneira transversal, ainda tem a oportunidade de garantir recursos do Governo Federal para desenvolver ainda mais o trabalho”, finalizou.

Comentários