25 agosto, 2016
Comentários

BM: Sala Preta pesquisa sobre o BIB

Em meio a temas relevantes e atuais, como Democracia, Direitos Humanos e Ditadura, o Sala Preta inicia um processo de pesquisa sobre a memória do 1º Batalhão de Infantaria Blindada de Barra Mansa, o BIB. O projeto é aberto a todos os interessados no assunto, artistas plásticos, fotógrafos e atores. O primeiro encontro será nessa sexta-feira, dia 26, às 14 horas, no Tulhas do Café, no Parque da Cidade.

Segundo uma das integrantes do Coletivo Teatral Sala Preta, Viviane Saar, a ideia é que desse encontro surjam várias equipes de criação para produção de obras de artes visuais que abordem e tragam à público o resultado do trabalho realizado pela Comissão da Verdade.
“Essas equipes produzirão ensaios fotográficos performáticos nas dependências do Parque da Cidade. O objetivo do Projeto BIB é de criar um intercâmbio de saberes e uma rede de colaboração entre artistas de diferentes linguagens provocando processos de criação artística a partir dessa temática, que dialoguem com o espaço do Parque da Cidade”, explicou.
Para nutrir os participantes com fatos, lugares e personagens da ditadura em Barra Mansa, serão compartilhadas pesquisas das historiadoras Alejandra Estevez e Eminny Ghazzaoui. Para participar, recomenda-se assistir antecipadamente ao documentário produzido pela Comissão da Verdade Nacional sobre o assunto que está disponível no: https://www.youtube.com/watch?v=lb-cqGm0DlI&feature=youtu.be
Outra informação relevantes ao processo é a recomendação feita pelo Ministério Público de Volta Redonda (RJ) para a criação de um Centro de Memória: “O Ministério Público Federal em Volta Redonda (RJ) recomendou à Prefeitura de Barra Mansa (RJ) que a área correspondente ao antigo quartel do 1º Batalhão de Infantaria Blindada (1º BIB) seja transformado em um centro de memória em favor das vítimas da ditadura civil-militar. O MPF recomendou ainda que sejam realizadas parcerias com instituições públicas e entidades privadas comprometidas com os direitos humanos para a montagem do referido centro.” http://www.mpf.mp.br/rj/sala-de-imprensa/noticias-rj/mpf-recomenda-que-antigo-quartel-se-torne-centr...

Aliado a essa pesquisa, formou-se um núcleo dentro do Sala Preta para trabalhar em conjunto com o Projeto BiB e o Centro de Memória do Sul Fluminense da UFF. Este núcleo, denominado “Núcleo a Margem”, é formado à partir do Curso de Teatro Sala Preta 2015, e dará início ao Projeto Cascas, coordenado por Rafael Crooz, que propõe uma pesquisa para a realização de uma obra anfibiocênica (oriundo de diferentes naturezas cênicas, artísticas e culturais, por meio da prática do espetáculo), provocado pelo Projeto BIB.
“Esta iniciativa vem de encontro com a criação do Centro de Memória do Sul Fluminense vinculado à UFF-VR e com a provocação do Sala Preta em construção de novas narrativas para a reconstrução da memória da região do Médio Paraíba Fluminense, desde as Agulhas Negras ao Vale do Café”, explicou Rafael Crooz.

Comentários