05 novembro, 2015
Comentários

Bombas flutuantes começam a ser instaladas em Barra Mansa

Finalidade do sistema de captação é garantir o abastecimento humano

Duas bombas flutuantes,que visam garantir o abastecimento humano em Barra Mansa, começaram a ser instaladas nesta quarta-feira, dia 04,na ETA Nova (Estação de Tratamento de Água), no Centro. O sistema de captação flutuante, financiado com recursos do Ceivap (Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul), por meio da Agevap (Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul),tem capacidade para captar 350 litros de água por segundo, cada.

O prefeito Jonas Marins acompanhou, juntamente com técnicos da autarquia, o início da instalação, que deve terminar no final da tarde desta quinta-feira, dia 05. "As bombas flutuantes têm potência quatro vezes maior do que o atual sistema e serão utilizadas em caso de emergência. Nosso sistema capta água do Rio Paraíba do Sul até 1,34 metro. Quando o nível baixar mais que essa marca, e não entrar água suficiente para o abastecimento, as bombas flutuantes serão usadas", informou o coordenador de Planejamento do Saae BM, Alexandre Alvarenga Palmeira.

O equipamento é avaliado em R$ 1 milhão e será alimentado por dois grandes geradores, funcionando por bombeamento direto. Para a instalação, 12 homens estão trabalhando há cerca de dois meses na ETA Nova. "As bombas flutuantes são ancoradas por blocos e não correm risco de sair do lugar, mesmo em caso de tromba d'água. Quinze toneladas irão segurar todo o sistema. Nesta quarta-feira o nível do rio subiu para 1,66 metro, mas estamos numa crise hídrica e precisamos continuar economizando água", explicou Palmeira.

Para Jonas, manter o abastecimento humano é uma das prioridades do governo municipal. "Essas bombas flutuantes vão garantir que a água chegue às casas dos moradores de Barra Mansa. O Rio Paraíba do Sul subiu 20 centímetros de terça para quarta-feira com a chuva que atingiu a cidade, mas a preocupação com a crise ainda é grande. O abastecimento humano é nossa prioridade e, por isso, essas bombas estão sem instaladas como ações emergenciais", finalizou o prefeito.

Comentários