BR Metals: Metalsul vai disponibilizar capacitação aos empregados demitidos
O consultor do Metalsul (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Sul Fluminense), Manoel Duarte, e o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Barra do Piraí, Walmir Braga, estiveram reunidos nesta segunda-feira, dia 21, com o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Barra do Piraí, Roberto Monzo Filho. O encontro aconteceu no gabinete do secretário e debateu a situação dos ex-funcionários da BR Metals Fundição. A empresa encerrou as atividades definitivamente em janeiro deste ano, causando a demissão de mil empregados.
“O secretário e o diretor do sindicato dos metalúrgicos solicitaram ao Metalsul a cessão de mais 100 vagas nos cursos de qualificação promovidos por meio do convênio com o Senai. Essas vagas serão ofertadas exclusivamente aos trabalhadores demitidos da BR Metals”, informou Manoel. Também foi acertado que o Sebrae, outro parceiro do Metalsul, vai realizar palestra com o tema empreendedorismo para os ex-empregados e ofertar treinamentos nas áreas de legislação, planejamento estratégico, finanças e mercado.
“O Metalsul também vai disponibilizar aos trabalhadores demitidos o cadastro no banco de currículos da entidade. Os interessados podem acessar o site da entidade, no endereço www.metalsul.org.br, clicar no link recursos humanos, e preencher os dados. Todas as empresas associadas ao Metalsul acessam esse banco de currículos para procura por mão de obra. Vamos intensificar a divulgação do sistema entre os associados, informando sobre os novos cadastros de profissionais qualificados”, garantiu Manoel.
Monzo ainda solicitou que a diretoria do Metalsul, junto com a Firjan, intervenha junto ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marco Capute, na cessão de benefícios para facilitar a venda do parque fabril. “Nossa esperança é que outra empresa adquira a fábrica e retome as operações, recontratando os funcionários demitidos. Mas para isso, é fundamental que a empresa compradora tenha benefícios como a isenção ou redução de impostos estaduais”, pontuou o secretário municipal.
Segundo a presidente do Metalsul, Adriana Silva, a entidade vai solicitar agenda com o secretário estadual para tratar do assunto. “É preciso empenho de todos os lados para mudar esse quadro. O ano passado foi um dos mais difíceis e recessivos das últimas décadas para a indústria brasileira. Mas não podemos cruzar os braços, temos que nos esforçar para garantir a retomada das atividades da empresa. Vou solicitar uma atenção especial da Firjan para essa situação e vamos até o Capute para negociar benefícios”, declarou Adriana.
Comentários