15 janeiro, 2018
Comentários

Calendário de reuniões dos Conselhos Municipais é divulgado em Quatis


        A Prefeitura de Quatis divulgou nesta semana o calendário de reuniões mensais de quatro conselhos municipais vinculados à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Município. São eles: Direitos da Criança e do Adolescente, Direitos da Pessoa Idosa, Direitos da Pessoa com Deficiência e de Assistência Social.
Os encontros acontecem sempre no auditório do Centro Administrativo da prefeitura, no bairro Bondarowsky, e são abertos ao comparecimento de todo e qualquer cidadão interessado em participar do debate a respeito de políticas públicas em favor da própria população. No entendimento do prefeito Bruno de Souza (PMDB), “os conselhos municipais representam um espaço importante no sentido de garantir vez e voz aos moradores de Quatis”.
- Os conselhos municipais representam um instrumento importante para assegurar as condições voltadas ao exercício pleno da cidadania. Além disso, estes segmentos vêm oferecendo uma contribuição fundamental à implantação de ações com o objetivo de melhorar as condições de vida dos moradores de Quatis e garantir o desenvolvimento da cidade. As modificações que começamos a implantar no trânsito em agosto do ano passado, por exemplo, surgiram a partir de uma solicitação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – destacou o prefeito.
        Com relação aos encontros do Conselho de Assistência Social, as reuniões em 2018 vão ser realizadas nos dias 31 de janeiro, 21 de fevereiro, 134 de março, 11 de abril, 09 de maio, 13 de junho, 11 de julho, 08 de agosto, 12 de setembro, 10 de outubro, 14 de novembro e 12 de dezembro. O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente se reunirá nas seguintes datas: 16 de janeiro, 20 de fevereiro, 20 de março, 17 de abril, 15 de maio, 19 de junho, 17 de julho, 21 de agosto, 18 de setembro, 16 de outubro, 13 de novembro e 18 de dezembro.
        Já nos dias 18 de janeiro, 15 de fevereiro, 15 de março, 19 de abril, 17 de maio, 21 de junho, 19 de julho, 16 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro, 22 de novembro e 20 de dezembro serão realizadas as reuniões do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa. Por sua vez, os encontros do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência acontecerão nos dias 24 de janeiro, 28 de fevereiro, 28 de março, 25 de abril, 23 de maio, 27 de junho, 25 de julho, 22 de agosto, 26 de setembro, 24 de outubro, 28 de novembro e 19 de dezembro.
        Estes quatro conselhos municipais contam com representantes das seguintes secretarias municipais: Assistência Social e Direitos Humanos; Educação; Saúde; Esporte e Lazer, além da pasta de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. O Conselho de Assistência Social tem ainda a participação de membros da Secretaria Municipal de Administração e da Secretaria Municipal de Finanças. No caso do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, existem também cadeiras para representantes da Secretaria de Cultura e Turismo do Município.
        Os segmentos organizados da sociedade com representação nos conselhos vinculados à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos são Grupo É Tem de Viver, QUATISPREV (Instituto de Previdência do Funcionalismo Público de Quatis), Profissionais de Áreas Afins, Associação de Moradores da Barrinha; Associação de Moradores do bairro São Benedito (todos Conselho da Pessoa Idosa); APAE – Associação dos Pais de Alunos e Amigos dos Excepcionais, APAMIQ – Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Quatis; Profissionais do SUAS – Sistema Único de Assistência Social; e Lar de Caridade Luz do Amanhã (Conselho Municipal de Assistência Social).
Do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência fazem parte também as entidades ligadas à defesa e ao atendimento das pessoas com deficiência; cidadãos com deficiência; e pais de pessoa com deficiência. O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente é formado também pela Associação de Moradores e Amigos do bairro São Benedito; representantes das escolas da rede estadual de ensino; e das escolas da rede municipal (Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente).


Comentários