26 novembro, 2014
Comentários

Câmara cria comissão para verificar preço de combustíveis em Volta Redonda

"

Segundo Granato, o Legislativo teria recebido denúncias de preços abusivos e formação de cartel


Após receber diversas reclamações sobre cobrança abusiva nos preços de combustíveis em Volta Redonda, o presidente Câmara Municipal, Washington Granato (PTB), e os demais membros da Mesa Diretora, aprovaram o Projeto de Resolução, durante sessão desta terça-feira (25), criando uma Comissão Especial para realizar estudos sobre a tabela de valores fixada pelos postos de combustível do município.

Granato explicou que a Comissão terá 10 dias para realizar a averiguação nos estabelecimentos, adiantando que após a conclusão, caso seja apontada alguma irregularidade, será criada uma Comissão de Inquérito, composta por vereadores e órgãos de segurança da cidade.

- Diariamente, os membros traçarão um comparativo, com base nos dados da Agência Nacional do Petróleo. Ao final, os envolvidos conseguirão apresentar um balanço, acompanhado do parecer sobre a situação encontra no município - ressaltou.

Após a eleição presidencial, o parlamentar afirmou que a população sofreu com o reajuste em alguns produtos, como os combustíveis. No entanto, Granato lembra que as denúncias indicam fixação de preços abusivos no município, que chegam a apresentar 15% de aumento, ao contrário do anúncio feito pelo governo, que era de 3 a 5%.""

- Precisamos entender essa conta que alguns postos de combustível estão fazendo, e inserindo no preço final do produto. Como se já não bastasse os aumentos que causam impacto no orçamento da população, alguns empresários estariam reajustando o preço de maneira irregular. Quem está pagando esta conta é o consumidor, que sempre fica com o prejuízo – completou.

Cartel

Granato ainda falou sobre a suspeita de formação de cartel entre os postos de combustível, também apontada nas denúncias feitas à Câmara Municipal. Segundo o vereador, a prática consiste quando há um acordo entre os concorrentes de um determinado produto, fixando preços repassados ao consumidor.

- Essa é uma forma criminosa de eliminar a concorrência e aumentar o preço. Desta maneira, o consumidor não terá opções, e os empresários irão obter maiores lucros. Além de ser crime, é um desrespeito com a população. Essa prática fere o princípio da livre concorrência – afirmou.

"

Comentários