16 dezembro, 2015
Comentários

Câmara de Barra Mansa aprova projeto de lei de reserva de vagas para negros em concurso público

O projeto prevê a reserva de 20% das vagas disponíveis nos concursos para cargos no município de Barra Mansa.
Os vereadores de Barra Mansa aprovaram na sessão realizada na segunda-feira, 14 de dezembro, o projeto de lei que estabelece a reserva de 20% das vagas de concursos públicos nos municípios para candidatos negros. O projeto, de autoria do vereador Cláudio José da Silva Cruz, subscrito pelo vereador Elias da Silva Andrade, prevê que os candidatos, no ato da inscrição, declarem se desejam concorrer às vagas reservadas aos negros.

De acordo com o projeto, quem candidatar-se às vagas destinadas a negros, concorre, também, à totalidade de vagas. Caso seja constatada a falsidade na declaração do candidato, o mesmo será eliminado do concurso e se já tiver sido nomeado, ficará sujeito à anulação da sua admissão.

O projeto prevê, ainda, que caso não haja candidatos negros aprovados, as vagas reservadas serão preenchidas pelos demais candidatos. A nomeação dos candidatos aprovados será realizada por ordem de classificação geral no concurso, sendo que a cada cinco candidatos convocados, a quinta vaga é destinada à reserva para negros, de acordo com a ordem de classificação. O lei sendo sancionada pelo Executivo, pode ser implementada no próximo concurso a ser realizado no município.

-Esta lei vem acompanhar as políticas públicas adotadas pelos governos federal e estaduais que promovem a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra. Precisamos dar ampla divulgação para a aprovação deste projeto, para que a população conheça seus direitos e possamos ter igualdade nas contratações do setor público – afirmou o vereador Cláudio José da Silva Cruz, autor do projeto.

Tramita na Câmara a mensagem do Executivo solicitando a autorização para convocar concurso público.



Vereador contesta medidas da Prefeitura durante tempestades e alagamentos no município

O vereador Luiz Furlani utilizou a tribuna para questionar as medidas implementadas pela prefeitura durante a tempestade do último domingo (13) que alagou diversas regiões do município. De acordo com o vereador, a sirene instalada no bairro Nova Esperança soou, mas o colégio para onde os moradores deveriam se deslocar estava fechado.

-A orientação da prefeitura é para que os moradores do bairro Nova Esperança se desloquem para o Colégio Clécio Penedo quando a sirene tocar. Mas o colégio, que deveria ser um ponto de apoio, estava fechado e assim permaneceu por mais de duas horas. A sirene parou de tocar e o colégio se manteve fechado, imagina se a água nas ruas não diminuíssem e a chuva não parasse? Como ficariam estas famílias? – questionou Furlani.

Ainda sobre os estragos da chuva, o vereador afirmou que, no bairro Cotiara, um muro de contenção, orçado em 190 mil reais, caiu e ainda derrubou a Academia da Terceira Idade que havia no local.

-A Prefeitura tem culpa nos alagamentos, a partir do momento em que não investe em campanhas de conscientização da população sobre o perigo de jogar lixos nas vias públicas e também não realiza a limpeza dos bueiros – afirmou o vereador.


Comentários