Câmara de Barra Mansa pede ajuda a OAB na fiscalização ao Executivo
Aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 04, um café da manhã na Câmara Municipal de Barra Mansa, com a presença de alguns vereadores e parte da diretoria da OAB de Barra Mansa. O objetivo do encontro foi estreitar os laços entre as duas instituições.
O vereador Marcelo Borges, que solicitou o encontro, informou sobre as mazelas do governo municipal. “Pedi esse encontro para passar a OAB o que tem sido feito por este atual governo. Tenho trabalhado e colhido provas para provar na justiça que há desvio de dinheiro público, superfaturamento em obras e serviços que são pagos, mas não são executados. Nós pedimos informações ao Executivo e não conseguimos resposta. Queremos a ajuda da OAB para que possamos fazer nosso papel de vereador, que é fiscalizar”, revelou.
Em seguida, o presidente da Câmara José Luiz Vaneli, o Leiteiro, agradeceu a presença da diretoria da OAB e parabenizou o trabalho que já vem sendo realizado. “Gostaria de parabenizar a nova diretoria da Ordem e ressaltar o trabalho que já vem sendo realizado. Um exemplo que podemos dar é a interferência que foi feita em relação ao concurso público municipal, em que a OAB ameaça a cancelar o evento devido aos valores serem abaixo até do salário mínimo, o que é proibido por lei”.
O vereador Luiz Furlani pediu ajuda a OAB na agilização das denúncias feitas contra o governo municipal no Ministério Público. “Já tem mais de 200 denúncias contra o prefeito no Ministério Público e tenho acompanhado o andamento pessoalmente com o promotor. Mas como sabemos, a Justiça no Brasil é lenta e por isso peço a ajuda de vocês para que possamos dar respostas para a população”, argumentou Furlani.
Rodrigo Drable também falou sobre a dificuldade de legislar, já que o Executivo dificulta a passar as reais informações. “Estamos tendo dificuldade em fazer nosso papel de vereador porque o Executivo não passa as informações solicitadas. O site da secretaria de saúde da prefeitura, que deveria ter as prestações de conta, está em manutenção desde o primeiro dia do governo. Por isso peço esta integração entre o poder legislativo e a OAB, que é uma entidade altamente confiável e séria. O Executivo precisa ter mais transparência.”, revelou o vereador.
Finalizando, o presidente da OAB/BM, Noé Garcêz, em nome de toda a diretoria e conselheiros, agradeceu o convite e revelou que a entidade sempre estará à frente dos assuntos de interesse da cidade. “A OAB sempre esteve à frente das trincheiras e dos assuntos mais relevantes quando o país precisou e não será dessa vez que ficaremos omissos. O legislativo é o poder mais próximo da sociedade, pois são eles que recebem os anseios da população. Quando o poder legislativo se omite na sua função institucional, muitas mazelas acontecem, mas quando assume este papel, as questões tomam outros rumos. A sociedade não aguenta mais certas condutas. Tenho certeza que este estreitamento da OAB com os vereadores resultará em ações positivas para a sociedade de Barra Mansa”. Noé também solicitou que o legislativo ajude a fiscalizar o poder judiciário. “Do mesmo jeito que o MP e o poder judiciário fiscalizam as ações do Legislativo e do Executivo, peço que vocês também fiscalizem o judiciário, para tentarmos acabar com essa demora e com este marasmo. Contem com a OAB, pois nós temos respeito e independência para trabalhar”, concluiu.
A revista Por Aqui entrou em contato com a Prefeitura de Barra Mansa para ouvir sua versão sobre as queixas dos vereadores, mas até o fechamento desta reportagem não obtivemos respostas.
Comentários