Image
13 março, 2018
Comentários

Câmara Técnica de Educação do Codese VR apresenta propostas para 2018

Grupo propõe parcerias com universidades e instituições de ensino para ampliar potencial competitivo da juventude


O Codese VR (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Volta Redonda) apresentou, nesta segunda-feira, dia 12, as propostas e objetivos de sua Câmara Técnica de Educação para o ano de 2018. O encontro aconteceu na sede do Sicomércio VR, no Aterrado, e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, entre empresários, membros de entidades da região e população civil.

Entre as principais metas da Câmara estão ampliar a empregabilidade em Volta Redonda e região, por meio da criação de novos nichos e avaliação dos atuais, e aumentar o potencial competitivo dos novos profissionais, com estímulos ao empreendedorismo e foco nas demandas atuais do mercado. Um plano de ações está sendo elaborado pelos membros do grupo para ser colocado em prática ainda este ano.

“Nosso objetivo é atender às demandas da indústria, comércio e serviços do Sul Fluminense para que as empresas não tenham que procurar mão de obra em outros lugares. E, ao mesmo tempo, tornar possível que os jovens encontrem colocação profissional aqui e não sintam a necessidade de sair da região para construir uma carreira”, explicou Márcio Lins, coordenador da Câmara Técnica de Educação do Codese VR.

O grupo almeja ainda estabelecer novas parcerias entre setor público e privado e promover a integração entre as entidades educacionais e potenciais empregadores. Além disso, a câmara acredita que a criação de um polo universitário na região beneficiaria tanto as instituições quanto os futuros profissionais. “Já temos ações previstas para serem colocadas em prática junto a instituições de ensino superior e técnico. Também buscamos parcerias com entidades ligadas aos Ensinos Médio e Fundamental. Estamos abertos a debater ideias”, garantiu Lins.

O presidente do Codese VR, Jerônimo dos Santos, argumentou que a entidade está colaborando para preparar o futuro de Volta Redonda. “É por isso que estamos tão dedicados a abrir os caminhos para os jovens profissionais, porque cabe a nós pensar o futuro, em parceria com o poder público, para garantir que a região cresça e que os nossos jovens estejam bem colocados profissionalmente”, defendeu.

Foi mencionada também, no evento, a participação do Codese VR no Projeto Líder. Desenvolvido pelo Sebrae-RJ, o projeto tem como objetivo promover liderança para o desenvolvimento regional, por meio da mobilização, qualificação e integração de representantes do poder público, setor produtivo e terceiro setor para a elaboração de uma agenda de desenvolvimento.

A Câmara Técnica de Educação do Codese VR conta com a participação de representantes da UGB, UniFOA, UBM, FASF e ETPC.

Codese VR - O Conselho é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) formada por representantes de entidades de Volta Redonda, apartidárias e sem fins lucrativos. O objetivo é dar voz ativa à sociedade organizada. Dentre as frentes de trabalho, discutir e propor soluções estratégicas para um desenvolvimento econômico sustentável, por meio da elaboração e monitoramento de projetos de médio e longo prazo. Além da Câmara de Educação, o Codese VR abriga o Fórum das Entidades Empresariais.

Comentários