03 agosto, 2018
Comentários

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo começa na segunda em VR

Volta Redonda vai disponibilizar as doses em todas as 44 unidades da Atenção Básica

Volta Redonda está preparada para participar da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo que começa na próxima segunda-feira, dia 06, e vai até o dia 31 agosto. O Dia D já está programado para o sábado, dia 18. O município vai oferecer as doses da vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família. Com cerca de 14 mil crianças com idade entre um e quatro anos, que formam o público alvo da campanha, a meta em Volta Redonda é vacinar, no mínimo, 95% desse número, em torno de 13,3 mil.

De acordo com o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, durante todo o mês, serão realizadas ações de divulgação e conscientização junto à população para garantir que os pais levem seus filhos às unidades de saúde. “Todas as 44 unidades da Atenção Básica vão participar da campanha, facilitando o acesso da população às doses da vacina. Os pais devem procurar a unidade mais perto de casa, das 8h às 17h”, afirmou o secretário.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Volta Redonda, Milene Paula de Souza, afirma que o objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal, evitando que doenças já sob controle no país voltem a aparecer. “Pois, a vacina contra a pólio e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, são oferecidas na rede pública de saúde pelo Programa Nacional de Imunizações durante todo o ano e estão disponíveis nas unidades de saúde de Volta Redonda”, falou.

A tríplice viral deve ser tomada na infância e em duas doses, a primeira com 12 meses e a segunda com 15 meses. Na segunda dose, a vacina recebe um reforço contra uma quarta doença, a varicela, infecção viral altamente contagiosa que causa a catapora.

A vacina contra a poliomielite torna a criança protegida contra três tipos diferentes do vírus que causa esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil. Para garantir a melhor proteção é preciso tomar cinco doses da vacina antes dos cinco anos de idade. “É importante que os pais levem a caderneta de imunização para registrar a administração das vacinas”, alertou Milene.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que o governo municipal não medirá esforços para garantir a ampliação da cobertura vacinal da população para a pólio e o sarampo. “O reaparecimento de casos dessas doenças só pode ser evitado com a vacinação em massa. Com campanhas de conscientização vamos conseguir imunizar nosso público alvo. Volta Redonda vai fazer sua parte”, disse o prefeito.

DIA D – Para intensificar a adesão da população à campanha, a secretaria municipal de Saúde fechou parceria com o Rotary Club, que fará ações em três unidades de saúde no Dia D de Vacinação, sábado, 18 de agosto. As atividades serão educativas para conscientização da população. Haverá distribuição de panfletos informativos e carro de som circulando na comunidade, convidando os pais das crianças com menos de cinco anos a procurar a unidade.

O Rotary Club de Volta Redonda ficará responsável pela Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Roma I; o Rotary Club de Volta Redonda Leste vai atuar na UBSF do Santa Cruz; e o Rotary Club de Volta Redonda Norte estará na UBSF Três Poços. A escolha dessas três unidades da Atenção Básica foi por conta do contingente populacional expressivo em relação à faixa etária que compõe o público alvo da campanha.


Comentários