16 agosto, 2024
Comentários

Campeões mundiais de Mountainboard de todo o mundo estarão presentes no Campeonato de Mountainboard em Visconde de Mauá

O campeonato de Mountainboard no Local TripMountainboard Park contará com atletas de 7 Países: Inglaterra, Holanda, Estados Unidos (Colorado e Havaí), Costa Rica, Colômbia e Argentina, além dos brasileiros provenientes dos Estados de: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro.  

 

Data: 24 e 25 de agosto de 2024;

Modalidades: Downhill, Boardercross, Slopestyle e Big Air;

Categorias: Open, Iniciante, Feminina, Amador e Master;

Onde: Local Trip Mountainboard Park - Estrada Mauá-RioPreto,

km 9, Campo Alegre, Visconde de Mauá, RJ

Evento gratuito

 

O campeonato em Visconde de Mauá - RJ é o eventode mountainboard mais tradicional do País, realizado desde 2003 com diferentes nomenclaturas. Neste ano, com a realização do Funny Session 5 Internacional, promete ser a maior competição já realizada no Brasil. Estão confirmados alguns dos melhores atletas do Mundo, como o inglês Matt Brind, 14 vezes campeão mundial e maior nome da história do esporte em todos os tempos, além do Holandês NickyGeerse, duas vezes campeão mundial de Freestyle e com inúmeros títulos de campeão em etapas nacionais em Países como: Alemanha, Sérvia, Japão, França, Polônia, Estados Unidos, Bélgica, Holanda e Eslovênia. Outro destaque que estará presente é o americano Kody Stewart, campeão mundial por duas vezes nos anos de 2012 e 2018 na modalidade Boardercross, inclusive no ano que teve recorde de participantes. Kody é também o atual presidente da IMA – International Mountainboard Association – entidade máxima do esporte. O havaiano AkoniKama é outro ícone do esporte que estará presente, ele foi patrocinado pela Red Bull por muitos anos, participou como um dos atores principais do filme da Disney com tema de Mountainboard: “JonnhyKapahala – Back on Board”, que deu visibilidade nunca vista ao esporte. A equipe da Costa Rica vem com 3 grandes nomes locais: Rolando, Marco e Sebastian que possuem uma bela pista na capital do País, San Jose, que recebe competições internacionais. Marco é o destaque dentre os atletas da América Central, tendo conquistado diversos títulos locais e sagrado-se terceiro lugar no último Panamericano realizado em Porto Alegre-RS em 2018. Camilo e Luisa, da Colômbia e Leandro Dovo, campeão de freestyle na Argentina, completam a lista dos atletas estrangeiros.

 

Os atletas brasileiros não pretendem tornar fácil a vida dos gringos, um dos destaques e grande atração do evento é o gaúcho Alex Lâmpada que participou do mundial realizado em Compiège na França no ano passado e conquistou 2º lugar no Boardercross e 3º no Big Air na categoria Pro Master. Thiago Solon, o maior atleta brasileiro de todos os tempos, Enea-campeão brasileiro de mountainboard, bi-campeão sulamericano e uma das referências mundiais por sua técnica, fluidez e estilo, vai correr em casa e a promessa é de disputa acirrada. Tupac Amaru, outro atleta da equipe Local Trip, considerado o mais rápico e sagaz do Brasil, não vai dar moleza nas tomadas de tempo do Downhill e na corrida da prova de Boardercross. Lucas Mello é outro atleta, oriundo de Petrópolis no Rio de Janeiro, que é muito consistente em todas as modalidades e promete uma exibição de técnica e velocidade. Outros destaques de fora do Estado do Rio são os dois atletas do interior de São Paulo, o professor Assef Ribeiro e o Daniel Fulhmann, vencedor da última disputa de Big Air, na categoria Open, realizado recentemente no PurisMountain Park em Minas Gerais, em junho de 2024. Outra presença ilustre será o gaúcho Marcio “DaGuedes” que atualmente mora na Flórida, EUA, mas que vem pro Brasil só pra correr o evento. Marcio é um dos maiores incentivadores do Mountainboard no Brasil mesmo à distância e é o atleta brasileiro Master com o maior número de títulos nacionais.  

 

O evento será realizado no Local Trip MountainboardPark, no vilarejo de Campo Alegre que fica a 9 kilômetros de Visconde de Mauá. O local possui um complexo de pistas que engloba todas as modalidades do esporte, é considerado a “Meca” do esporte no Brasil já que o dono do terreno, o Paulo Solon, é o pioneiro no País e grande incentivador do esporte.

 

As quatro modalidades de competição serão disputadas. No Downhill, os competidores descem um de cada vez uma pista de 300 metros de extensão e com diversos obstáculos. Nesta modalidade ganha quem for mais rápido na briga pelo cronômetro. No Boardercross, 3 atletas largam juntos e descem a pista lado-a-lado, são realizadas diversas baterias em formato mata-mata e quem vence passa para a outra fase. O Slopestyle é disputado em uma pista de aproximadamente 120 metros de extensão, repleta de rampas, corrimões, caixote e com um quarter-pipe de terra no final. Vence o atleta que desferir as manobras mais técnicas e aproveitar melhor o trajeto. No Big Air os atletas tem direito a realizar 7 saltos, os 5 melhores entram para compor a nota. Os quesitos avaliados pelos juízes são: dificuldade técnica das manobras, amplitude, estilo e recepção. Repetição de manobras desconta pontos por falta de criatividade, manobras de “swith stance”, base trocada, terão acréscimos. Por motivo de segurança não terá a modalidade Big Air nas categorias Feminina e Iniciante.  

 

Além de muito importante para medir o nível técnico dos atletas brasileiros, o evento proporcionará uma interação entre as associações nacionais com a entidade máxima do esporte, o IMA – InternationMountainboard Association – bem como a convivência e troca de culturas entre praticantes de diversas partes do mundo. A pista da Local Trippassou por melhorias este ano, com a mudança de local e construção de um novo Big Air. Outra linha alternativa ao Boardercross foi extendida e em breve fará parte das linhas oferecidas no centro de treinamento da Local Trip.

 

 O evento é organizado pela AMERJ - Associação de Mountainboard do Estado do Rio de Janeiro - e contará com o apoio das outras associações estaduais para formar o corpo técnico de juízes, narradores e fiscais de pistas. O patrocínio é da Local TripMountainboards e da Prefeitura de Resende através da Secretaria de Esportes e Lazer. Também contará com apoio da marca da Costa Rica Tracktor, que oferecerá passagem de ida e volta para o campeonato internacional da Costa Rica em março de 2025, ao vencedor overall do Funny Session 5 Internacional.

 

Sobre o Mountainboard / Breve Histórico

 

O Mountainboard, que também é chamado de AllTerrain Board, é um esporte criado no início da década de 90 por praticantes de snowboard da Califórnia que sentiam falta de praticar o esporte nos períodos sem neve. O equipamento é composto por uma prancha com eixos resistentes, presilhas para encaixar os pés e 4 pneus com câmaras de ar, permitindo a prática na descida, preferencialmente,  sob praticamente qualquer superfície: terra, grama, pedra, asfalto, areia dura etc. O mountainboardmistura sensações de surf, skate e snowboard e ganha adeptos no mundo todo por conta da sua versatilidade de terrenos e por poder ser praticado em diversas condições climáticas, e por isso ele é considerado o Jipe dos skates ou um skate off-road.

 

 

Pioneirismo no Brasil:

 

O esporte foi introduzido no Brasil em 1997 em Visconde de Mauá – RJ, através de Paulo Solon, surfista veterano, carioca e fundador da Local Trip Mountainboards, que fabrica os equipamentos de forma artesanal. Possui na fazenda em Campo Alegre, vilarejo que faz parte de Visconde de Mauá-RJ, um complexo de pistas que engloba as 4 modalidades do esporte: Downhill, Boardercross, Slopestyle e Big Air. O local foi palco de diversos eventos de nível nacional e a equipe Local Trip, formada em sua maioria por atletas da região, é reconhecida por ser a mais premiada do Brasil, tendo formando os multicampeões Thiago Solon, Tupac Amaru, Ariston Bittencourt, Juninho Ribeiro, Tarumã Marçola, Arian Vetter entre outros competidores do Rio de Janeiro e interior de São Paulo. Muitos desses atletas da equipe são instrutores na Local Trip, oferecem aulas de Mountainboard para grupos ou particulares para visitantes de todos os níveis técnicos, do iniciante ao avançado. A equipe Local Trip fez parte de um programa do Canal Off, na Globosat, em que os atletas: Thiago Solo, Tupac Amarue Fernando Gazzola exploraram diversos lugares no Brasil praticando o esporte. O programa contou com 14 episódios e rendeu boa repercussão no cenário nacional há exatos 10 anos.

 

Cenário brasileiro atual

 

Após longa pausa causada pela pandemia neste ano de 2024 estão previstos 3 campeonatos nacionais. Além do Funny Session em Visconde de Mauá, foram realizados dois eventos em Minas Gerais, um em maio na cidade de Rio Pomba no Puris Mountain Park e outro na cidade de Três Pontas, na pista pública VDS Mountainboard na Praça do Sol, realizado no final de junho. Ano que vem às associações planejam reativar o Circuito Brasileiro de Mountainboard e pretendem realizar 4 etapas no Brasil, nas cidades acima citadas com a inclusão de Porto Alegre-RS, na pista recém reformada chamada Ogrolândia, localizada no bairro de Ipanema.


Comentários