Candidatos a prefeito de Barra Mansa falam sobre seus planos de governo na OAB
A OAB de Barra Mansa, através da Comissão Eleitoral, realizou na noite de ontem, dia 15, um encontro com os candidatos a prefeito, que além de exporem as propostas dos seus planos de governo, responderam as perguntas da plateia, que era formada por advogados, representantes de entidades e imprensa. A composição da mesa foi feita através de sorteio e os temas das rodadas de perguntas eram sobre saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, saneamento básico, redução do nível de desemprego no município e desenvolvimento econômico.
O presidente da OAB, Noé Garcêz, abriu o evento e lembrou-se do atual cenário político do país. “O atual cenário político, com a Lava Jato no centro das atenções, faz dos políticos de hoje não gozarem de tanto prestígio como outrora. Mesmo diante desta crise ética, os candidatos a prefeito de Barra Mansa vieram a este encontro para contribuir com o município com o compromisso de lutar pela cidade, para que os eleitores aqui presentes possam realizar suas escolhas”.
Já o presidente da Comissão Eleitoral da OAB, Luis Antônio Lopes, falou sobre este evento pioneiro realizado na Casa do Advogado. “É a primeira vez que a OAB realiza um evento desta magnitude, com uma seleta classe de formadores de opinião que estão dispostos a conhecer as propostas dos candidatos”.
A ordem para os discursos também foi realizada por sorteio. O primeiro foi o candidato Claudio Manes (PSDB), que foi seguido por Rodrigo Drable (PMDB), Bruno Marini (PP), Professora Clarice (PT), Uéslei Brito (PCdoB) e J. Chagas (PSL). Claudio Manes, entre outros assuntos, falou sobre sua experiência empresarial administrativa e também sobre a valorização dos servidores públicos. “Constitui minha primeira empresa quando tinha ainda 16 anos. Quero deixar um legado para a cidade para mudar este modelo de política que está implantado em grandes cidades do país. Vou priorizar o funcionalismo público e os talentos que temos em nossa cidade”.
O candidato Rodrigo Drable falou sobre o momento democrático promovido pela OAB e que contou com a ajuda de mais de 200 profissionais qualificados para a elaboração do seu plano de governo. “É uma satisfação participar de um momento democrático promovido pela OAB. Barra Mansa passa pelo seu pior momento, mas com empenho e dedicação podemos reconstruir a cidade. Formamos 17 Câmaras Técnicas com profissionais renomados de várias áreas para identificarmos e remediarmos os problemas”.
Bruno Marini priorizou o desenvolvimento econômico em seu discurso. “Para captar recurso precisa-se de uma boa gestão. Precisamos trazer indústrias para a cidade e reativar nosso parque industrial. É possível aumentar nossa arrecadação sem mexer no bolso do contribuinte”.
A candidata petista, a Professora Clarice, falou que caso eleita, fará um governo democrático. “Iremos realizar um congresso municipal para discutir com a sociedade os problemas que afligem a cidade. Vamos fazer um governo democrático visando à atração de empresas e iremos trabalhar com um orçamento participativo”.
Uéslei Brito pretende trabalhar para os menos favorecidos. “Estamos vivendo um momento de crise em todo o país, por isso pretendo fazer um modelo de governo transparente, priorizando principalmente os mais necessitados.”
O candidato J. Chagas falou do momento político que o país e principalmente Barra Mansa atravessa. “Estamos vivendo um momento em que os políticos estão sem credibilidade, pois segundo pesquisas, 40% da população estão desacreditadas com esta crise do estado e da nossa cidade. Posso exemplificar com o recente corte de luz da prefeitura por falta de pagamento. Isso é uma vergonha e precisamos de alguém com seriedade para assumir a prefeitura e reorganizar as contas”.
Após a apresentação dos planos de governo, das respostas ao público e das considerações finais, o presidente da OAB, Noé Garcêz, encerrou o encontro. “Sempre vi a política como uma arte de servir. Prefiro o barulho das campanhas ao silêncio da ditadura. A OAB é uma entidade de vanguarda, independente e imparcial que trabalha para fortalecer a democracia”, finalizou.
Comentários