09 outubro, 2019
Comentários

Caravana da Ciência em Quatis será visitada por mais de 2 mil estudantes

        Um total de 2.268 estudantes das unidades de ensino situadas na cidade, incluindo as escolas da rede municipal e particular, além do Colégio estadual Américo Pimenta, e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), visitará a Caravana da Ciência, que começou nesta quarta-feira, 09, e vai até a próxima sexta-feira, 11, no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias (bairro Nossa Senhora do Rosário).

O programa – que receberá ainda a visita de idosos do grupo “Feliz Idade”, uma das ações de inclusão social desenvolvidas sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos - está sendo realizado no Município pelo Governo do Estado, via Fundação CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Rio de Janeiro), em parceria com a Prefeitura de Quatis. A grande maioria dos estudantes que visitarão o evento pertence às escolas municipais.

        A Caravana da Ciência funciona numa carreta adaptada, cujas dependências são formadas por sala de exposições, tendas, planetário inflável, além de espaços destinados aos jogos e experimentos científicos de forma interativa. A iniciativa “oferece aos segmentos dos professores, alunos e a população de uma maneira geral, o contato lúdico direto e dinâmico com a ciência, por meio de um ambiente informal, ampliando assim o conhecimento de todos na área da ciência e tecnologia”. Fazem parte do projeto ainda a realização de exposições de experimentos, que são explicadas por monitores, sessões de plenário e apresentações de bancada de física, entre outros instrumentos de aprendizado.

        Destacando a importância do programa para Quatis, o prefeito Bruno de Souza (MDB) frisou que a Caravana da Ciência já passou por pelo menos 50 cidades do estado do Rio de Janeiro, “tendo estado recentemente no Município de Porto Real”.

Em Quatis, de acordo ainda com o prefeito, a programação prevê as visitas dos seguintes números de estudantes a cada dia de realização do projeto: 805 estudantes (quarta-feira, dia 09 de outubro); 768 (quinta-feira, 10) e 695 (sexta-feira, 11). Nestas datas, o projeto funcionará de 8 às 16 horas (quarta-feira); 8 às 21 horas (quinta-feira) e 8 às 15 horas (sexta-feira). Já a comunidade poderá visitar a Caravana da Ciência nesta quinta-feira, de 13 às 14 horas. Foram disponibilizadas cem vagas para a visita feita por moradores de Quatis, mas a programação poderá ser alterada, mediante as condições do tempo.

        - Desde o primeiro momento em que recebemos uma comissão de representantes deste programa na Prefeitura de Quatis, prontamente aceitamos firmar essa parceria com a Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia, para que a Caravana da Ciência pudesse estar na cidade de Quatis. Isso porque o programa oferece uma contribuição de fundamental importância no aprendizado aos alunos e na formação dos profissionais de ensino na área da ciência e da tecnologia. Quatis, portanto, recebe de braços abertos a Caravana da Ciência – frisou o prefeito.

        A Secretaria Municipal de Educação informou que visitarão a Caravana de Ciência até a próxima sexta-feira, os estudantes matriculados nas escolas municipais Henry Nestlé (São Benedito), Maria Helena Rafael De Elias, Julieta Sampaio, Pessoa de Barros (as três situadas no Centro), Carlos Campos de Faria (Falcão), Anésia Alves de Oliveira (São Joaquim), Benta Pereira (Joaquim Leite), Irmã Elizabete Alves (comunidade quilombola de Santana) e do CIEP Municipalizado.

        Já o secretário municipal de Governo, Adriano Palma Veras, cuja pasta coordenou os procedimentos necessários à parceria do Governo do Estado com a prefeitura para a vinda da Caravana da Ciência, disse que “a administração municipal está apoiando a iniciativa não apenas com a cessão do local, no caso o CIEP, mas também através de toda a infraestrutura visando fazer com que o projeto alcance os seus objetivos durante sua permanência na cidade”. De acordo ainda com o secretário de Governo da Prefeitura de Quatis, os alunos serão divididos em turmas de cem estudantes cada para visitar o projeto. Cada visita será realizada pelo período de uma hora.

Comentários