Carta com solicitações e propostas para preservação da cultura patrimonial é assinada em Paraty
Esta semana em Paraty aconteceu o 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO, em parceria com os municípios que a integram e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) . Discutiu-se temas vitais como preservação de patrimônio, turismo sustentável e economia criativa e temas como gestão e mecanismo de educação patrimonial. Ao final do evento foi elaborada uma carta com solicitações e propostas para preservação da cultura patrimonial, que será entregue à Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OSCBPM) e será disponibilizada no site do evento a partir do início da semana que vem
Durante o encontro o presidente do IPHAN e representante da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, Leandro Grass declarou: “se quiserem fortalecer o turismo, temos que valorizar as pessoas, sem apoio as comunidades locais não temos turismo “. Argumentou sobre as mudanças climáticas, a preservação e resiliência. Comunicou sobre abertura de novos editais para difusão dos bens culturais e educação patrimonial.
Mas o momento em destaque foi a assinatura do Acordo de cooperação entre o Iphan e a OSCP com recursos do BNDES para valorização e sinalização das cidades patrimônios históricos para que os turistas tenham acesso as informações básicas sobre os espaços e o que representa cada espaço e o segundo ponto é sobre os centros de interpretação, são instrumentos para que se conte o histórico dos equipamentos e regiões.
Segundo o prefeito de Paraty, Luciano Vidal o Encontro teve bons resultados e vários conversas entre os prefeitos, gestores públicos de cultura e patrimônio, e ainda a participação da sociedade civil por meio de representantes da população indígena, quilombola e pescadores. Ao final do evento foi escrita uma carta com solicitações e propostas para preservação da cultura patrimonial, que será entregue à Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OSCBPM).
Os convidados participaram de vivências na cidade de Paraty, como visitas as comunidades de indígenas, quilombolas, fazenda de Algas Marinhas (projeto dos pescadores da região) e ainda uma programação históricas com cirandas, Jongo, teatro e filmes no Cinema da Praça.
Sobre o Encontro
O 10º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial da UNESCO tem o apoio da Prefeitura de Paraty, Iphan, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Rio de Janeiro, Embratur, Ministério da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Comentários