18 janeiro, 2016
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CDL Barra Mansa alerta sobre perda ou documentos furtados nesse período do ano

No período de recessos, viagens e férias, a perda e o roubo de documentos aumentam consideravelmente

O que pouca gente sabe é que o registro de um Boletim de Ocorrência (BO) não é o suficiente para se resguardar de fraudes e utilização indevida de seus documentos, cartões ou cheques.
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa, é preciso comunicar, imediatamente, os órgãos de proteção ao crédito, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Fraudadores podem aplicar diferentes tipos de golpes utilizando suas informações, como a abertura de contas em bancos, compra de bens, financiamento de veículos e contratação de serviços em seu nome. Se o consumidor não se respaldar, só descobrirá que isso ocorreu quando for realizar uma compra de maior valor ou quando ocorrer algum processo.
A CDL de Barra Mansa explica que o SPC possui um serviço de utilidade pública chamado SPC Alerta de Documentos. É através desta ação que a população avisa aos órgãos de proteção ao crédito que seus documentos foram furtados ou extraviados. A orientação é que, assim que sentir falta de seus documentos ou cheques, o público procure a delegacia mais próxima para fazer o Boletim de Ocorrência (também chamado de Registro de Ocorrência). Com posse desse registro, o consumidor deve comparecer até um balcão de atendimento do SPC Brasil – localizado na CDL - com o boletim em mãos.

O SPC oferece ainda um serviço de monitoramento do CPF ou CNPJ, chamado SPC Avisa. O cliente pode ser alertado por e-mail e SMS sobre alteração de informações cadastrais (telefone e endereço), consultas realizadas, crédito concedido, pendências no SPC ou Serasa, entre outras atividades realizadas com seu nome. Esse serviço garante a prevenção e aviso imediato a qualquer indício de fraudes.

“Essa é uma orientação que passamos à população em geral para que todos viajem com tranquilidade e previnam-se de momentos desagradáveis. Lembramos ainda que o SPC Avisa apenas faz o alerta das utilizações de CPF/CNPJ. Caso o consumidor receba a informação de alguma movimentação estranha, orientamos que acione o serviço para obter mais informações. E caso seja indício de fraude procure uma delegacia de polícia para iniciar o procedimento que destacamos nessa informação”, explica Alício Camargo, presidente da CDL Barra Mansa.

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