Image
17 janeiro, 2018
Comentários

Cidades da região entram em ação contra a Febre Amarela

VOCÊ SABE O QUE É FEBRE AMARELA?

A febre amarela silvestre é transmitida pelos mosquitos das espécies Haemagogus e Sabethes, que estão presentes nas matas e beiras dos rios. A doença é classificada, segundo seus sintomas:
Febre amarela aguda – ocorre logo no início da infecção. Os principais sintomas são febre, dores, tontura, náuseas e vômitos. Trata-se do estágio inicial da doença, que dura poucos dias.
Febre amarela tóxica - Depois de ter passado pela febre amarela aguda, uma pequena porcentagem das pessoas infectadas desenvolvem a febre amarela tóxica, tipo que põe a vida do paciente em risco. Essa fase dá o nome à doença, pois é caracterizada pela coloração amarela da pele, falência renal e sangramentos.
A febre amarela silvestre é causada por um vírus da família Flavivírus, pertencentes à espécie Haemagogus janthinomys e o Haemamogus leucocelaenus. O período de incubação do vírus é de três a sete dias após a picada.
A transmissão se dá pela picada do mosquito fêmea infectado. O vírus pode infectar seres humanos e alguns primatas (macacos), além de várias espécies de mosquitos. A transmissão ocorre vida macaco-mosquito-pessoa ou pessoa-mosquito-macaco. Quando um mosquito pica o ser humano, o vírus entra na corrente sanguínea e circula e se estabelece nas glândulas salivares.

Barra Mansa:
Em dois dias de vacinação, Secretaria de Saúde imunizou mais de 18 mil pessoas

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa contabilizou o número de pessoas vacinadas contra a febre amarela. Em dois dias da ação de enfretamento ostensivo à doença (15 e 16/01) foram totalizadas 18.040 doses de vacinas aplicadas. Para atender a demanda do município, a Secretaria Estadual de Saúde enviou nesta terça-feira ao município 30 mil doses da vacina. Outras 50 mil doses são esperadas nesta quarta-feira. A meta é imunizar em dose única 120 mil pessoas.

A procura pela vacinação tem sido crescente. Na opinião da coordenadora do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde, Marlene Fialho, a busca pela vacina é extremamente positiva. “Queremos atingir 100% da nossa meta e deixar Barra Mansa livre de riscos de febre amarela. Para isto, é importante que as pessoas procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência”, detalhou Marlene.

Além dos distritos, a vacinação está sendo realizada em todas as unidades de saúde do município, entre 8 e 17 horas. Na UBS do bairro São Vicente as doses foram disponibilizadas a partir desta quarta-feira (17). Nas Sirenes da Boa Sorte, Vila Nova e 9 de Abril, o serviço acontece até às 20 horas. Para atender quem trabalha durante o dia a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) fez na segunda-feira a vacinação de 17 horas até a meia noite. Com o aumento da procura, a vacinação foi transferida para o térreo do Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral, no mesmo horário. Moradores de outros municípios que estão em Barra Mansa por férias ou outros motivos também estão sendo imunizados.

BLOQUEIO VACINAL - Durante toda a semana seguem as ações da barreira epidemiológica criada no distrito de Nossa Senhora do Amparo, local que faz divisa coma cidade de Valença, onde foram registrados óbitos pela doença. Numa operação conjunta das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e a Guarda Municipal, motoristas que trafegam pela RJ 153 – Rodovia Gecy Vieira Gonçalves, estrada que liga Amparo a Valença, estão sendo abordados, informados acerca dos riscos da febre amarela e encaminhados à Unidade de Saúde local.

DOSES APLICADAS NAS UBS
VALE DO PARAÍBA – 200
VILA ORLANDÉLIA – 400
GETÚLIO VARGAS – 224
PITEIRAS – 400
MONTE CRISTO – 200
ROSELÂNDIA – 450
JARDIM PRIMAVERA – 237
SÃO PEDRO – 325
SANTA LÚCIA – 220
SANTA CLARA – 350
SÃO LUIZ – 130
BOA SORTE – 550
CLINICA DA FAMÍLIA E UBS LOTEAMENTO SOFIA (VISTA ALEGRE) – 298
VISTA ALEGRE – 290
LOTEAMENTO BELO HORIZONTE – 403
JARDIM CARUSO (BOA VISTA) – 528
PARAÍSO DE CIMA – 215
PARAÍSO DE BAIXO – 215
VILA ELMIRA – 310
SANTA RITA DE FÁTIMA – 323
BOA VISTA II – 177
MANGUEIRA – 253
SÃO JUDAS TADEU – 57
CENTRO – 853
VILA DELGADO – 260
VILA PRINCIPAL – 121
9 DE ABRIL – 907
SÃO FRANCISCO DE ASSIS – 181
SIDERLÂNDIA – 166
VILA CORINGA I – 451
VILA CORINGA II – 210
SAUDADE – 240
VILA MARIA I – 261
VILA MARIA II – 230
SANTA RITA DE CÁSSIA – 127
NOSSA SENHORA DO AMPARO – 537
VILA NOVA- 780
FLORIANO – 400
VILA INDEPENDÊNCIA – 150
VILA URSULINO – 263
BOCAININHA – 288
COLÔNIA – 258
UBS COLÔNIA – 56
RIALTO – 197
PRÉ-SAÚDE (UBM) – 768
KM 4 – 145
COTIARA – 132
UPA – 750
TERREO DA PMBM – 1988
ÁREA RURAL – 215
TENDA ITINERANTE DE AMPARO - 429

Confirmação de mortes por febre amarela no Estado aumenta a procura pela vacinação

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou na noite da última segunda-feira, mais dois casos de febre amarela em humanos no Estado do Rio de Janeiro em 2018. Dois moradores de Valença, no Sul Fluminense morreram após contraírem a doença. O resultado foi confirmado após exames laboratoriais realizados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Assim, já são quatro casos da doença no estado em 2018, até o momento: três em Valença, sendo duas mortes, e mais um óbito em Teresópolis.

Os casos da doença registrados até o momento no estado do Rio são do tipo silvestre, transmitido pelas espécies de mosquito Haemagogus e Sabeths, presentes em áreas de mata. Não há registro da forma urbana da doença, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942 no país.

Resende:
Ampliação de oportunidades de imunização


O trabalho de imunização contra Febre Amarela é uma realidade diária em Resende. Desde o início do ano passado, todos os postos de Saúde da Família contam com estoques da vacina disponíveis para a população. Como forma de aumentar o alcance da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde determinou também o aumento dos horários de vacinação contra Febre Amarela no Posto de Imunização da Praça Oliveira Botelho, no Centro, para das 7h30 às 19h.

O Governo do Estado distribuiu para Resende 67.350 doses. Desde volume, 39.105 já foram aplicadas. O Plano Nacional e Municipal de Contingência para Arboviroses Urbanas e Febre Amarela classifica o Estado do Rio e município de Resende como área de potencial risco de emergência, isto é, área com recomendação de vacinação.
- O município de Resende está em alerta, bem como outras cidades da região, para surto de Febre Amarela. Embora Resende faça parte do Cenário 1 (nível de ativação zero), desenvolvemos um Plano de Intensificação da vacina, essencial para a prevenção. As doses são recomendadas para pessoas entre nove meses e 60 anos de idade. Gestantes e pessoas acima de 60 anos, só com recomendação e orientação médicas. Uma dose é suficiente para uma proteção total e duradoura – explica o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Resende, Rodrigo Campos.

Volta Redonda:
Campanha de vacinação para toda a população alvo

Nesta terça feira, primeiro dia de vacinação contra a Febre Amarela, em Volta Redonda, a prefeitura imunizou 19.240 pessoas. Apesar da grande procura, a população recebeu a garantia de que não faltarão vacinas na cidade para atender todo o público alvo da campanha.

São 110 mil doses da vacina, que estão sendo aplicadas em todos os postos de saúde do município. Além disso, a Prefeitura irá fazer a abertura das unidades para atendimento aos sábados, até a conclusão da campanha nacional, que se estenderá até o final de fevereiro.

A Coordenadora da Epidemiologia, Milene Souza, aproveitou para reafirmar que a reposição das doses da vacina em todas as 44 unidades da atenção básica está garantida. “Todas as unidades estão abastecidas e receberão novas doses para repor o estoque, conforme a procura, pois alguns postos têm mais usuários que outros”, disse a coordenadora, acrescentando que a recomendação é para cada morador procurar sua unidade de referência.

“Todos os bairros estão sendo atendidos pela sua respectiva UBSF. Acreditamos que, desta forma, vamos evitar as filas, pois cada unidade está preparada para atender o seu público”, completou o secretário.

O prefeito Samuca Silva, lembrou que o lote de 110 mil doses da vacina deve suprir a demanda inicial e que, caso necessário, o município irá receber mais doses. “Há um compromisso do Governo do Estado de enviar mais doses para imunizar a população”, disse Samuca, lembrando que, em 2017, cerca de 40 mil pessoas foram vacinadas. “Agora temos mais 110 mil doses. Estamos preparados para atingir a meta preconizada Ministério da Saúde, que é vacinar 95% da população”.

“Acertamos em antecipar a campanha, prevenindo nossa população. Não há motivo para pânico, estamos apenas pensando preventivamente”, acrescentou o prefeito Samuca.

Apos contabilizar os resultados deste primeiro dia de intensificação da campanha, os agentes de saúde, vão observar o atendimento na quarta-feira, dia 17, para definir novas estratégias para a campanha. “Já definimos a abertura de varias unidades aos sábados para atender à população”, afirmou a superintendente da Atenção Básica de Volta Redonda, Anna Carolina Guimarães.

Cristiane Sabença, que foi à unidade do Conforto, acompanha do filho. “Vim logo no primeiro dia para aproveitar o período que estou de férias ”, disse Cristiane. Ana Cristina Samartin e a filha Yasmin estiveram na unidade do Jardim Paraíba. “Esperamos pouco tempo na fila, mas queríamos vacinar logo”, disse Yasmin.

Porto Real:
Intensificação da imunização

Em Porto Real a procura pela vacina aumentou significativamente. Uma média entre 70 a 100 pessoas por dia está sendo vacinada. Nenhum caso da doença até a data de hoje foi registrado no município.

Cronograma e locais de vacinação


Central de Vacinas: 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feiras das 13h às 17h

Policlínico do Fátima: 2ª feira das 9h às 15h.

USF Jardim das Acácias: 3ª feira das 7h às 13h; 5ª feira das 12h às 17h.

USF Bulhões: 2ª feira das 8h às 14h.

USF Freitas Soares: 3ª feira das 12h às 17h.

Público: 9 meses a 59 anos.
Acima de 60 anos somente com prescrição médica.


Quatis:
Vacinação em distritos

        Moradores de Falcão e São Joaquim, ambos distritos de Quatis localizados na zona rural do Município, se vacinaram contra a febre amarela. A Secretaria Municipal de Saúde realizou a campanha de imunização nestas duas comunidades. A aplicação das doses aconteceu nos postos médicos destes distritos. O medicamento foi recomendado para pessoas na faixa etária de nove meses a 59 anos de idade.

Itatiaia:
Vacinação segue em todo o município com agendamento

Itatiaia segue com o trabalho de vacinação contra a febre amarela em todo o município. A imunização acontece mediante o agendamento e está sendo realizada em nove Unidades de Saúde da cidade. Confira:


Unidades de Saúde Dias de Vacinação Horários   Telefone
ESF Campo Alegre I 2ª feira 8h30 às 12h
14h às 16h (24) 3352 7004
ESF Campo Alegre II 5ª feira 8h30 às 11h
13h às 16h (24) 3352 6980
UBS Marechal Jardim 3ª feira 8h30 às 12h (24) 3360 9059
ESF Maromba 4ª feira 09h às 15h (24) 3387 1276
ESF Penedo 6ª feira 8h30 às 12h (24) 3351 1960
Policlínica Municipal 3ª e 5ª feira 8h30 às 11h30 (24) 3352 6934
ESF Vila Esperança 5ª feira 10 às 16h (24) 3352 6575
ESF Vila Flórida 4ª feira 8h30 às 12h (24) 3357 3080
ESF Vila Magnólia 5ª feira 8h30 às 14h (24) 3352 3345

Comentários