Colégio Anglo-Americano anuncia implantação da plataforma de ensino Eleva
Instituição bilíngue também confirma utilização do material da Oxford University Press no ensino da Língua Inglesa aos seus alunos
O Colégio Anglo-Americano anunciou no final da última semana a contratação da plataforma de ensino Eleva, que fornecerá a partir de 2017 o material didático e todos os recursos tecnológicos disponíveis no portal Eleva para o aprendizado dos alunos do ensino infantil, fundamental (1 e 2) e médio das unidades educacionais do Anglo-Americano. As apresentações da nova plataforma aconteceram nas sedes de Resende e Volta Redonda, as duas cidades da região que possuem unidades da instituição bilíngue de ensino, que também passará a utilizar a versão do Inglês norte-americano do material da Oxford University Press no ensino da Língua Inglesa aos estudantes. Os encontros contaram com as presenças da Diretora Pedagógica do Anglo-Americano, Maria Angélica Mereb e de coordenadores pedagógicos e do bilinguismo do Anglo-Americano, além de pais e responsáveis de alunos. As reuniões, que também expuseram o Eleva e a Oxford a alunos do fundamental 2 e do ensino médio, contaram ainda com as presenças de Otávia Barbosa, Diego Moreira e Alessandra Santos, respectivamente Gerente de Relacionamento, Consultor Pedagógico e Assessora Pedagógica do Eleva. A Oxford foi representada pelo Consultor Educacional Igor Ramos.
Os últimos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) revelaram que 3 das 20 melhores escolas do Brasil utilizam a plataforma Eleva, que contabiliza ainda a aprovação de 1500 estudantes na primeira chamada do sistema Enem/Sisu em 2015, ano em que também emplacaram o primeiro e o segundo lugar na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Entre os resultados alcançados em 2016, estão as 221 vagas no Colégio Naval, além de 46 aprovações distribuídas entre a Escola Militar de Engenharia (IME) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Já a Oxford University Press é considerada a marca de maior excelência no ensino de Língua Inglesa e líder global de publicações nesse segmento, internacionalmente conhecida como “Casa da Língua Inglesa”. A editora também é detentora pelo segundo ano consecutivo do Prêmio Top Educação, categoria “Editora de Livros Didáticos de Idiomas” (2015 e 2016).
“É um novo momento, uma transformação, acho que era necessário. Os alunos vão amar e eu acho que os pais também, vai ser uma parceria família-escola para que a gente alcance o sucesso, pois nosso objetivo é o mesmo”, disse Angélica. A Diretora Pedagógica falou ainda sobre os recursos tecnológicos disponibilizados pelo portal do Eleva para o aprofundamento do conteúdo ensinado em sala de aula, o que segundo ela “vai proporcionar uma autonomia para os alunos, porque eles vão conseguir estudar e procurar recursos próprios para aprender, através do portal e das aulas virtuais. Essa autonomia que queremos formar, inclusive no empreendedorismo preconizado pelo Anglo-americano”. Angélica acrescentou ainda que o material da Oxford “é considerado o melhor do mercado”. Otávia Barbosa, por sua vez, destacou que “o maior diferencial do Eleva é o material, porque trabalha a contextualização, traz para a realidade do aluno aquilo que ele vê em sala de aula, fazendo com que o aluno tenha mais vontade de aprender, porque está dentro da realidade dele”. Em relação ao material e recursos tecnológicos da Oxford, Igor Ramos informou que além de possibilitar que os alunos do Anglo-Americano estejam aptos para realização de exames de proficiência, “o material adotado pela escola trabalhará um grande número de gêneros textuais e outras particularidades pertinentes à preparação para este exame tão concorrido, que é o Enem”.
Metodologia e estratégias
Ao apresentar a metodologia utilizada junto aos alunos do ensino infantil e fundamental 1, Alessandra Santos destacou que o objetivo é proporcionar um preparo que vai além dos conhecimentos para eles solucionarem as questões apresentadas nas disciplinas, o que segundo ela fortalece progressivamente a cognição dos estudantes e favorece a capacidade de enfrentar os exames de admissão nas instituições de ensino superior. “O aluno não conseguirá chegar lá, se ele não tiver uma base, se ele não estiver preparado para o que ele vai enfrentar. E não é só no quesito ‘fazer questões’, porque se você pensa em ativar uma atividade que você tem conhecimento sobre ela, é um fator. Agora, se você praticar diversas habilidades e competências durante seu período de estudo, é outra realidade, portanto a proposta é não só pensar no final, mas a base precisa dialogar com esse final”, explicou Alessandra apresentando ainda os personagens que surgem no material didático ainda bebês e que vão crescendo junto com os estudantes a cada ano. Os personagens começam a manifestar interesse por áreas distintas do conhecimento e vivenciar situações cotidianas em que precisam utilizar os conteúdos ensinados aos alunos. Diego Moreira também frisou a utilização do material didático como um fator de consistência no aprendizado dos estudantes do ensino fundamental 2 e do ensino médio e enumerou a diversidade de ferramentas tecnológicas que estarão disponíveis aos alunos do Anglo-Americano no portal Eleva. Ele ainda falou sobre os simulados que são aplicados ao longo de todo ensino médio, que neste caso são divididos em provas nos moldes tradicionais dos processos seletivos e outras que seguem o modelo utilizado pelo Enem. “O estudo mudou, a educação precisa mudar e não podemos ter uma postura reativa à tecnologia, nós temos que usar essa tecnologia a nosso favor, facilitando o aprendizado do aluno”, acrescentou Diego. Em relação ao Inglês, a coordenadora do bilinguismo em Resende, Marcela Santos revelou que as escolas do Anglo-Americano serão umas das poucas no Brasil a fazerem parte do Oxford Quality Programme, que é destinado apenas às escolas ao redor do mundo que compartilham o compromisso de excelência no ensino da Língua Inglesa. “Em línguas a gente trabalha com as habilidades (fala, compreensão auditiva, leitura e escrita). Quando a criança fizer (através do portal da Oxford) a tarefa, o professor recebe o ‘feedback’ imediato, com os percentuais alcançados em cada habilidade. Então nós conseguiremos avaliar o desempenho dos alunos em cada habilidade”.
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