Image
19 agosto, 2025
Comentários

Quatro judocas do Bolsa Atleta RJ vão representar o Brasil no Mundial Cadete de Judô

Dos tatames cariocas para o mundo. Quatro atletas inscritos no programa Bolsa Atleta RJ estão com as malas prontas para Sofia, na Bulgária, onde representarão o Brasil no Campeonato Mundial Cadete de Judô, principal competição da temporada para a classe até 18 anos, que acontece entre os dias 27 e 31 de agosto.

Entre os convocados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), estão Laryssa Fonseca, Victor Hugo Silva, Manuela Maia e Agatha Paixão – todos beneficiários do Bolsa Atleta RJ, iniciativa estadual que concede auxílio financeiro mensal entre R$ 500 e R$ 5 mil para apoiar o desenvolvimento esportivo em diversas modalidades.

-Estes atletas são a prova de que o investimento do Governo do Estado no esporte está no caminho certo, transformando talento em oportunidade e abrindo portas para nossos jovens brilharem no cenário internacional. Estamos muito orgulhosos da dedicação de todos eles e torcendo bastante para que tragam na mala experiência e medalhas – ressaltou o secretário de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Rafael Picciani.

Entre os destaques está Manuela Maia, atleta do Clube de Regatas do Flamengo e moradora da Cruzada São Sebastião. Beneficiária do programa há três anos, ela acumula títulos nacionais e internacionais:

-Sou tricampeã brasileira, tricampeã pan-americana, bicampeã escolar e campeã do mundial escolar. Agradeço muito à Secretaria de Esporte e Lazer por todo o apoio. Esse incentivo tem sido fundamental para que eu possa continuar evoluindo e sonhando cada vez mais alto”, afirmou a judoca.

A mãe de Manuela, Julie, conta que se mudou de São Paulo para o Rio para que a filha pudesse conseguir o benefício:

-Como mãe, vejo que o Bolsa Atleta RJ foi imprescindível para esta caminhada até o mundial. Todo o circuito europeu depende de investimento pessoal, daí a importância de ter este benefício, que arca desde as despesas com alimentação até o pagamento das inscrições para as competições.

Também convocados, Laryssa Fonseca e Victor Hugo Silva treinam no projeto Fábrica de Talentos Umbra, do Clube de Regatas Vasco da Gama. Victor, que conquistou recentemente o título pan-americano, reforça a importância do incentivo:

-Com o Bolsa Atleta RJ, pude investir mais na minha preparação e participar de competições importantes. Isso fez toda a diferença. Estou confiante de que posso alcançar um bom resultado no Mundial.

Sobre o Bolsa Atleta RJ

O Programa Bolsa Atleta RJ foi criado pela Lei Estadual 5.799/2010, alterada pela Lei Estadual 7.735/2017, regulamentada pelo Decreto 47.949/2022 e pela Resolução SEI 306/2023. É um programa de natureza continuada, que busca proporcionar condições básicas para que os atletas e paratletas se dediquem ao que mais importa: treinos e competições nacionais e internacionais. Lançado em 2022, registrou um crescimento de 150% no número de beneficiados em 2024.

Nesta quarta edição, o programa teve recorde de inscrições: foram 2.431, um aumento de 98,94% em relação ao ano passado, quando foram registradas 1.222. O resultado final dos atletas que serão beneficiados nos próximos doze meses será publicado no dia 2 de setembro, no Diário Oficial do Estado.

Comentários