Conferência Municipal de Saúde de Resende elege delegados para edição estadual
A X Conferência Municipal de Saúde (COMSAUDE) – promovida pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Saúde, com o apoio do Conselho Municipal de Saúde, elegeu oito delegados e dois convidados para representarem o Município na edição estadual, que ocorrerá em maio. Durante conferência, realizada no último dia 23, na Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), no Campo de Aviação, ainda foram aprovadas três moções, sendo duas de repúdio e uma de elogio.
Em plenária, também foram aprovadas 54 propostas para o planejamento de políticas públicas de saúde a serem implantadas nos próximos anos. Do total, 39 são da esfera municipal, enquanto 15 são nos âmbitos estadual e federal. A Comissão Organizadora do evento continua trabalhando na redação final da ata, que será lida na próxima reunião do Conselho Municipal de Saúde, agendada para o dia 16 de abril. Já as moções e propostas pertinentes serão encaminhadas ao Conselho Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, até o final de abril.
Sobre a representatividade para a 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio, que será nos dias 24, 25 e 26 de maio deste ano, foram eleitos quatro usuários, dois profissionais da área, um prestador de serviços e um gestor do Sistema Único de Saúde (SUS), além de duas vagas para convidados. Em relação às moções, são: uma de repúdio às ameaças de mudanças e retrocessos na Política Nacional de Saúde Mental, e a outra à extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); já a de elogio foi destinada aos voluntários da Cruz Vermelha, Exército Brasileiro, Conselho Municipal de Saúde e demais servidores, que participaram dos quatro mutirões de combate às arboviroses (vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela) realizadas na cidade.
De acordo com o secretário de Saúde, Tande Vieira, o tema principal da conferência “Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS” foi amplamente debatido pela mesa. Ele destacou que a temática foi subdividida em seis grupos de trabalho, que elaboraram diretrizes no período da tarde.
— A partir do tópico central, foram discutidos nas salas os seguintes assuntos: “Saúde como Direito”; “Consolidação dos Princípios do SUS”, “Financiamento do SUS”; “Controle Social”, “Rede de Atenção à Saúde da Mulher; e “Assistência Farmacêutica”. Foram desenvolvidas propostas que envolvem demandas do setor na Atenção Básica, Atenção Especializada, Assistência Hospitalar, Assistência Farmacêutica, dentre outras. O grande objetivo é buscar melhorias e estratégias para o desenvolvimento de ações no município e em todo o sistema público. A reavaliação é fundamental para definirmos metas e prioridades para o próximo Plano Plurianual; o atual vigora desde 2018 e segue até 2021. Na ocasião, dos 124 delegados e suplentes inscritos presentes, foram eleitos oito representantes para a próxima etapa estadual, além de dois convidados – complementou.
Na décima edição da Conferência, participaram 255 pessoas, entre delegados, suplentes, usuários, gestores, prestadores de serviços, conselhos de classe e profissionais da saúde. Na mesa de debate, marcaram presença: o secretário Tande Vieira; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria das Dores de Jesus; a representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio (Cosems), Soraia Furtado da Graça, também vice-presidente regional do Médio Paraíba e secretária municipal de Saúde de Valença; e a mestre em Política Social da Universidade de Brasília (UnB) e doutoranda em Educação em Ciências e Saúde, do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES-UFRJ).
Também compareceram à conferência, o vice-prefeito Geraldo da Cunha, a presidente do Conselho Estadual, Zaira Costa, e o representante da Associação dos Servidores da Vigilância Sanitária do Estado do Rio (Asservisa), Márcio Berman.
Comentários