08 outubro, 2015
Comentários

Conselheiros de Cultura de Barra Mansa são eleitos durante Fórum

Objetivo do conselho municipal é promover políticas públicas voltadas ao desenvolvimento cultural

Aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 07, no Palácio Barão de Guapy, no Centro, o Fórum de Cultura de Barra Mansa, com os objetivos de aprovar o novo regimento interno do Conselho Municipal de Cultura e eleger os novos conselheiros do órgão. Dezoito representantes da sociedade civil organizada foram eleitos como membros titulares e suplentes e vão exercer a função, que não é remunerada, por dois anos. O Fórum foi presidido pelo superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, que falou sobre a importância do evento.

“Sem o fórum não é possível caminhar. É importante olhar para cada setor da cultura de forma específica. É dessa forma que estamos obtendo importantes conquistas para o segmento, como a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que assim que passar pela análise fazendária entrará em vigor”, disse o superintendente. A expectativa é que este mês a legislação seja liberada pela secretaria municipal de Fazenda e que até o mês de novembro o município esteja apto a receber projetos de diversos nichos culturais.

O atual presidente do Conselho Municipal de Cultura, maestro Vantoil de Souza, foi reeleito como conselheiro para o setor de música e falou sobre as conquistas e a importância do conselho. “Foi por meio do órgão que obtivemos do governo federal R$ 2 milhões para o projeto 'Música nas Escolas’ e outros projetos culturais realizados em Barra Mansa, além da lei de Incentivo Municipal à Cultura. Fico muito feliz porque nessa eleição temos gente nova e essa diversidade é importante para que consigamos avançar ainda mais nos próximos anos”, comentou.

A artista Suzana Zana foi eleita conselheira titular representando do setor de teatro. Ela contou que há 10 anos trabalha no segmento em Barra Mansa. “Morei um tempo fora, voltei para a cidade há um ano e acredito na força do conselho para ser o mediador entre o poder público e a sociedade. Temos muito a oferecer”, ressaltou Suzana.

Também nova no conselho, a musicista Ana Lydia Plácido, que foi eleita suplente no setor de música, falou sobre a renovação do conselho. “É importante que haja essa mudança e essa pluralidade nos setores para que haja um debate franco que proporcione reais melhorias e investimentos nos mais diversos segmentos culturais. Barra Mansa é muito rica em cultura, temos muito a oferecer”, concluiu.

Comentários