27 janeiro, 2016
Comentários

Conselho de Cultura de Barra Mansa retoma atividades para criação do Plano Municipal de Cultura

População e artistas podem participar do processo de criação

Membros do Conselho de Cultura de Barra Mansa realizaram na manhã desta quarta-feira, dia 27, a primeira assembléia de 2016. A reunião aconteceu no Palácio Barão de Guapy e a pauta foi a retomada do processo de criação do Plano Municipal de Cultura do município, exigência do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

“O foco deste ano é elaborar e conseguir transformar em lei nosso Plano Municipal de Cultura. Sabemos que o Plano será fundamental para o desenvolvimento da cultura em Barra Mansa. Por isso, queremos a participação não só dos membros do Conselho, mas também de toda população”, afirmou Marcos Marques, vice-presidente do Conselho de Cultura de Barra Mansa.

Para que a população possa contribuir com o Plano Municipal de Cultura o Conselho vai promover reuniões distritais. “Queremos ouvir as demandas de todos os fazedores de cultura da cidade. Precisamos saber das necessidades das associações de bairro, e assim poderemos criar um Plano Municipal que desenvolva a cultura e atenda a todos”, ressaltou Claudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa.

A assembléia foi acompanhada por um representante da secretaria estadual de Cultura que desde outubro de 2015 está auxiliando na criação do documento. “O objetivo é orientar na formatação do Plano Municipal e dinamizar o processo. Além disso, também ajudo os representantes da sociedade civil a identificarem o que realmente precisam incluir no projeto, a reconhecer a particularidade da cidade em que vivem”, explicou Davy Alexandrisky, dinamizador da secretaria estadual de Cultura.

Formado por representantes dos diversos segmentos da arte, como dança,música, teatro, literatura, entre outros,o Conselho de Cultura de Barra Mansa pretende finalizar o Plano Municipal ainda nesse semestre. “Quando o projeto estiver pronto entregaremos ao prefeito.A partir daí, ele elabora o projeto de lei que será enviado à Câmara”, concluiu Marcos Marques, vice-presidente do Conselho Municipal de Barra Mansa.

Comentários