Image
11 janeiro, 2017
Comentários

Conselho planeja potencialização de turismo sustentável em Resende

Representantes do trade se reúnem com nova gestão municipal e debatem necessidades e propostas de avanços para o setor em Resende


A definição de uma identidade para o turismo de Resende foi um dos principais temas da primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo deste ano, na manhã desta quarta-feira (11), na CDL. Outra preocupação do trade turístico é com a baixa ocupação hoteleira na região urbana da cidade, que, por muitas vezes chega a penas 30% dos quartos. Durante o encontro, que contou com a participação do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Raphael Gattás, se discutiu ainda a necessidade de se valorizar e de se resgatar a cultura e a história do município.

Para empresários do setor hoteleiro, a criação de novas agendas, ações e eventos no calendário da cidade são vitais para ampliar a demanda de visitantes. A manutenção das áreas rurais e serranas também é uma preocupação do grupo.

- Discutimos temas básicos, como a recuperação de equipamentos e o desenvolvimento de novas estratégias para seduzir os turistas. Mas também nos aprofundamos em assuntos como a consolidação da imagem do turismo de Resende, utilizando a nova gestão municipal para o desenvolvimento de uma visão mais lúdica e profissional de nossa estrutura junto aos mercados emissores – conta o presidente do Conselho, Antônio Abraão.

Segundo Raphael Gattás, a acessibilidade também é um fator primordial para o aumento e a qualificação dos turistas. Segundo o secretário, o desafio é equipar os roteiros com a segurança e a mobilidade necessárias, preservando os aspectos bucólicos da região.

- Resende conta com inúmeras atividades turísticas. Nossa meta é dar visibilidade a estes equipamentos, fomentando o turismo sustentável na cidade. Em momentos de pouca liberdade financeira, como este que o país atravessa, o turismo se apresenta como um dos principais motores para o desenvolvimento regional, contribuindo diretamente para a geração e empregos e renda. Com diálogo direto com o empresariado e com os profissionais do setor, através das reuniões do Conselho, teremos condições de concluir o mapa estratégico do turismo de Resende, contemplando ações e programas nas mais diversas vertentes – explica o secretário.

Já na próxima reunião do grupo será apresentado um modelo de aplicativo interativo para potencializar o patrimônio turístico. A ferramenta trará a lista de roteiros, gastronomia, hotéis, pontos turísticos, produção de artesanato local, ofertas de atividades esportivas. Além disso, o projeto prevê a utilização de GPS, facilitando a navegação e o deslocamento de visitantes e também de resendenses interessados em conhecer as peculiaridades locais.

Comentários