06 janeiro, 2016
Comentários

Conta na Balança intensifica ações em Resende para coibir venda de alimentos que contribuem para a obesidade

         O Programa Conta na Balança, que combate à obesidade infantil, vai intensificar este ano o trabalho em torno dos produtos comercializados nas cantinas escolares. O objetivo é continuar conscientizando os proprietários desses espaços, para que disponibilizem alimentos saudáveis para o consumo dos alunos, em consonância com o cardápio já oferecido na merenda das escolas municipais que é supervisionado diariamente por nutricionistas. 

        Esse trabalho começa em fevereiro, logo que iniciar o ano letivo, com o cumprimento da lei estadual nº 6859 de 7 de julho de 2014. Ela dispõe sobre a organização e o funcionamento das cantinas escolares na rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, e determina a promoção de hábitos alimentares saudáveis e a comercialização exclusiva de produtos com valor nutricional comprovado.
        No ano passado, a equipe do Conta na Balança já havia se reunido com os donos de cantinas e vendedores que atuam na área externa das escolas municipais, e solicitou a mudança nos produtos oferecidos. Eles receberam uma lista de alimentos que poderiam ser comercializados, entre eles frutas, sucos e sanduíche natural. O programa continuou fiscalizando e agora foi estabelecido um prazo para se façam as adequações.
        - De cinco cantinas que existiam dentro das escolas, apenas três estão em funcionamento atualmente. Foi acordado um prazo, com base na lei estadual, para que os donos mudem os produtos industrializados por alimentos saudáveis. Essa determinação passa a valer no ano letivo de 2016 - frisa o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.
        A equipe do Programa realizará em escolas públicas e particulares a divulgação do decreto federal nº 36.900, de 23 de novembro de 2015. De acordo com essa legislação, cantinas e demais comerciantes do Distrito Federal que trabalham em unidades ou nas proximidades têm um prazo de 90 dias, iniciado a partir de 24 de novembro do ano passado, para se adaptar e oferecer um cardápio mais saudável aos estudantes.
        - Vamos divulgar esse decreto e buscar os meios legais para replicá-lo no nosso município. É uma ação muito importante para a proposta do Programa, porque na maioria das vezes os produtos vendidos nas cantinas são industrializados com altos índices de gorduras e açúcares - ressalta o secretário.
        O Conta na Balança planeja, ainda este ano, incentivar a agricultura familiar com a cultivação de hortas em terrenos baldios, espaços urbanos, oferecendo uma fonte de renda para as famílias e a produção de hortaliças orgânicas sem agrotóxicos. A ideia é mapear as áreas disponíveis, elaborar projeto de lei para aprovação na Câmara Municipal, selecionar famílias através do Cadastro Único do Governo Federal e capacitá-las para que possam cuidar das suas produções.
        Nos últimos dois anos, o Programa obteve bons resultados através das ações de conscientização de pais e alunos nas escolas sobre alimentação saudável, e do acompanhamento nutricional feito pela equipe da ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) da Secretaria Municipal de Saúde.    
        De 2014 para 2015, o número de alunos obesos na rede municipal caiu de 979 para 915. Os com sobrepeso, de 1.363 para 613. O relatório apontou ainda a redução de crianças abaixo do peso de 228 para 83. A avaliação envolveu alunos do primeiro ao quinto ano de 35 escolas.
        O Conta na Balança é desenvolvido numa parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos e Esporte e Lazer, além da Superintendência Municipal de Eventos e da Nutriplus, empresa responsável pela merenda escolar.

Comentários