Conta na Balança reduz em 47% número de alunos com sobrepeso em Resende
O Programa Conta na Balança, que atua diretamente no combate à obesidade infantil, conseguiu reduzir quase que pela metade o número de alunos com sobrepeso na rede municipal. De acordo com relatório apresentado nesta segunda-feira, dia 18, num comparativo feito desde a reformulação do programa em 2014, o número de estudantes com sobrepeso caiu de 1.363 para 722 neste ano, em uma redução de 47%. Já a quantidade de alunos obesos passou de 979 (em 2014) para 882 em 2016.
Os resultados surgiram depois da pesagem feita pelo Programa no início deste ano, que englobou 5.871 alunos de 31 unidades do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Ela avaliou peso, altura, Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal.
Agora em 2016 do total de alunos avaliados o Programa registrou 882 alunos obesos (15%), 722 alunos com sobrepeso (12%) e 4.267 alunos dentro do peso (73%).
Em 2015 a ação mostrou que de 5.846 alunos avaliados, 915 estavam obesos (16%), 613 com sobrepeso (10%) e 4.231 dentro do peso (72%), além de 2% que se encontravam abaixo do peso ideal. Já em 2014 dos 5.818 estudantes avaliados, obesos foram 979 (17%), sobrepeso 1.363 (23%), dentro do peso 3.248 (56%) e 4% que estavam abaixo do peso.
Para a médica idealizadora do Programa e deputada estadual Ana Paula Rechuan, os resultados são satisfatórios e o mais interessante é que foram conquistados com a estrutura e os profissionais que existem na Prefeitura, que aderiram e apoiaram o trabalho do Programa.
- Estamos investindo e incentivando na prevenção em longo prazo. Esse programa fortalece o trabalho na saúde pública, cuidando para que crianças deixem de ser obesas e que não venham a ter problemas de saúde no futuro como o diabetes, por exemplo – frisou Ana Paula.
Para este ano o Conta na Balança já estabeleceu algumas estratégias. Entre elas ampliar a participação e adesão dos pais ao Programa e capacitar os agentes de saúde e de programas sociais para fortalecer o trabalho junto às famílias, principalmente na busca ativa dos alunos obesos.
Outro projeto é incentivar a agricultura familiar com a cultivação de hortas em terrenos baldios, espaços urbanos, oferecendo uma fonte de renda e a produção de hortaliças orgânicas sem agrotóxicos para consumo das famílias. O projeto já foi apresentado à Secretaria Municipal de Agricultura e o próximo passo é estabelecer o espaço que vai receber a primeira horta.
O secretário municipal de Educação, Mario Rodrigues, informou também que a equipe do programa continua a fiscalização das cantinas na rede municipal. Das cinco cantinas que existiam somente duas estão funcionando atualmente: na Escola Noel de Carvalho (Nova Liberdade) e no Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), mas que já estão se adequando para atender os alunos com uma alimentação mais saudável.
Em fevereiro, logo que iniciou o ano letivo, as cantinas foram notificadas pela Secretaria de Educação quanto ao cumprimento da lei estadual nº 6859 de 7 de julho de 2014. Ela dispõe sobre a organização e o funcionamento das cantinas escolares na rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, e determina a promoção de hábitos alimentares saudáveis e a comercialização exclusiva de produtos com valor nutricional comprovado.
- Estamos intensificando o trabalho em torno dos produtos comercializados nas cantinas escolares. A coordenadora do Programa esteve nas duas escolas e registrou ainda alguns produtos açucarados. Vamos continuar sensibilizando os proprietários desses espaços para que disponibilizem alimentos em consonância com o cardápio já oferecido na merenda que é supervisionado diariamente por nutricionistas - ressaltou Mario Rodrigues.
Outra proposta da Secretaria de Educação é ampliar a divulgação do Programa na rede, mostrando os resultados obtidos e a importância da adesão de mais profissionais, como os professores de Educação Física que hoje são colaboradores da ação dentro das escolas. O primeiro passo será na reunião mensal de diretores, no dia 19 de maio, quando a equipe do Programa fará uma apresentação dos resultados e das ações para 2016.
Segundo Mario Rodrigues, o conteúdo do Programa também será inserido na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano abordará o tema “Alimentação”, e acontecerá de 17 a 23 de outubro. Nesse evento os alunos apresentam trabalhos realizados em sala de aula durante todo o ano em cima do tema.
O Conta na Balança é desenvolvido numa parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, de Saúde, de Assistência Social e Direitos Humanos e de Esporte e Lazer, além da Superintendência Municipal de Eventos e da Nutriplus, empresa responsável pela merenda escolar.
Comentários