Image
14 abril, 2023
Comentários

Crianças do projeto ‘Nadando com Thiago Pereira’ recebem a visita do ídolo em Volta Redonda

As crianças do projeto social “Nadando com Thiago Pereira” foram surpreendidas pela visita do ídolo, durante as aulas no Parque Aquático Municipal de Volta Redonda nessa quinta-feira, 13. O maior medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos e prata na Olimpíada de Londres 2012 criou o projeto, implantado em outubro do ano passado, e faz questão de visitar o núcleo para retribuir o carinho que recebeu durante a carreira de atleta.

“É importante estar presente, retribuindo o carinho que recebo, agora na posição de torcedor. Além disso, é sempre muito bom voltar às origens, à cidade onde tudo começou”, falou Thiago Pereira, que, antes da visita à turma da tarde no Parque Aquático, esteve no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto.

“Tenho muito a agradecer ao Neto por ter aberto espaço para implantação do primeiro núcleo do ‘Nadando com Thiago Pereira’ no Parque Aquático Municipal. Tenho o objetivo de ampliar o alcance do projeto, mas Volta Redonda será sempre minha referência. Agradeço também à CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), que patrocina o projeto, e ao apoio da Fundação CSN”, disse Thiago.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, acompanhou o filho durante as visitas ao Parque Aquático e no gabinete do prefeito. “A presença dele aqui serve de estímulo e inspiração para os alunos. Este é um projeto que salva vidas. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontam a ocorrência de 5,7 mil mortes por afogamento por ano no Brasil e 46 mil no mundo, e o ato de aprender a nadar pode reduzir este número em 85%”, falou Rose.

Thallita Paiva acompanhava o sobrinho Bernardo, de 7 anos, na aula de natação no dia da visita de Thiago Pereira. Ela contou que o menino sempre gostou de água, mas tinha medo. “Ele entrou no projeto há menos de um mês, teve três ou quatro aulas, mas já está bem solto, à vontade na piscina. Aprender a nadar dá segurança para ele e para nós da família”, disse.

Carine Voguel estava com o filho Carlos Eduardo, de 12 anos. “Ele já sabia nadar, mas desenvolveu muito depois que entrou no projeto em outubro do ano passado. E além de nadar melhor, ele está aprendendo noções de cidadania”, contou.

Viés ambiental do projeto começa a dar frutos

O “Nadando com Thiago Pereira” atende 280 crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, sendo que 70% são alunos da rede pública de Volta Redonda. E, de acordo com o coordenador do projeto, Carlos Eduardo Sá, o Caê, eles aprendem mais do que nadar. “Os alunos e os familiares são incentivados a formar uma consciência ambiental, que é um dos vieses do projeto”, explicou Caê.

A primeira ação foi a campanha “Tampinhas Solidárias” para recolher tampas de embalagens plásticas, para que sejam encaminhadas para reciclagem após serem trocadas por cadeiras de rodas. A primeira já está no núcleo do projeto e será doada para o GAPC (Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer) de Volta Redonda.

“Usamos a animação ‘Peixonautas’ para incentivar os pais e os alunos a trazerem as tampinhas e depositarem nos tonéis disponíveis no Parque Aquático”, contou o coordenador do projeto, ressaltando que a próxima ação deve ser a limpeza de trecho da margem do Rio Paraíba do Sul, na Ilha Pequena, onde ficam as piscinas, com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

Comentários