07 março, 2016
Comentários

Curso técnico em Agronegócio tem aula inaugural em Barra Mansa

Os 80 alunos matriculados no curso técnico de Agronegócio do Senar (Sistema Nacional de Aprendizado Rural) do polo de Barra Mansa participaram na manhã de sábado, dia 05, da aula inaugural do curso. As atividades aconteceram no polo de apoio presencial do Senar, que funciona na sede do Sindicato Rural, no bairro Ano Bom. Os estudantes tiveram o primeiro contato com o material didático do curso e com o sistema de ensino à distância.

“Aproveitamos a primeira aula para fornecer orientações aos alunos sobre o curso e o sistema de avaliação. Também é o momento dos estudantes se conhecerem e tirarem dúvidas principalmente com relação ao conteúdo disponibilizado no AVA – Ambiente Virtual do Aluno”, explicou Adilson Rezende, vice-presidente do Sindicato Rural.

Ele destacou que a procura pelo curso superou as expectativas. “Tivemos 430 inscrições para o processo seletivo, especialmente de jovens. Há 102 pessoas aprovadas, aguardando na lista de espera caso haja alguma desistência dos alunos matriculados. Já solicitamos ao Senar que o próximo edital disponibilize mais vagas para o polo de Barra Mansa. Isso mostra a importância de iniciativas como essa que chega para atender à demanda por mão de obra especializada no segmento rural”, frisou Adilson.

O perfil da nova turma se iguala as outras duas em andamento no Sindicato Rural. “A maioria dos alunos é jovem e vê na área rural a oportunidade de ter uma carreira sólida, com boa remuneração. O agronegócio está em plena expansão e na nossa região há muitas oportunidades de trabalho. Se antes tínhamos jovens saindo do campo para buscar trabalho na cidade, hoje esse fluxo é contrário”, revelou o vice-presidente do Sindicato Rural.

Um exemplo é a jovem Tawata Pereira da Silva, de 19 anos. Moradora de Niterói, ela já cursa Ciências Agrícolas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, e decidiu se matricular no curso técnico para ter uma visão mais ampliada do agronegócio. “Minha família toda trabalha na cidade, mas eu sempre quis ir para o campo. Na faculdade, o foco das aulas é mais em agroecologia e espero conseguir unir as duas vertentes para estar mais preparada para o mercado. O produtor rural tem carência de tecnologias e novas técnicas, por isso esse curso é muito importante para o desenvolvimento do setor rural”, comentou a estudante.

Inteiramente gratuito, o curso técnico em Agronegócio do Senar tem 80% das 1.230 horas-aula na modalidade à distância. Os outros 20% são realizadas nos polos de apoio presencial. Barra Mansa é o único município da região Sul Fluminense com polo de apoio. Assim como o curso, todo o material didático, incluindo apostilas e DVDs é garantido pelo Senar gratuitamente.

Comentários