Image
22 setembro, 2016
Comentários

Debate Impresso: Candidatos a prefeito de BM respondem as mesmas perguntas

ENTREVISTA COM RODRIGO DRABLE (PMDB)


- Caso o senhor seja eleito, qual a primeira medida que irá adotar na prefeitura?
Barra Mansa ficou abandonada durante quatro anos e isso gerou uma dívida arquimilionária para o município. Caso seja eleito prefeito, pretendo primeiramente equilibrar as contas da cidade e colocar os serviços básicos para funcionar, para em seguida elaborar novos projetos para o desenvolvimento de Barra Mansa.
- Em Barra Mansa, temos poucas opções de lazer e poucos eventos destinados à juventude, prova disso é que muitas pessoas optam por se divertir em cidades vizinhas, como Volta Redonda e Penedo, por exemplo. Quais são as suas principais propostas para fomentar o lazer no município?
Acredito que a cultura é uma ótima maneira de fomentar o lazer para os jovens e adultos da cidade, por isso, além de melhorarmos as festas e os eventos municipais, iremos criar programas previstos na Lei do Sistema Municipal de Cultura, como o Programa de identificação, conservação, preservação e divulgação do patrimônio artístico e cultural; Programa de desenvolvimento das artes cênicas; Programa de desenvolvimento das artes visuais e do artesanato; Programa de desenvolvimento da música; Programa de desenvolvimento da literatura; Programa de desenvolvimento da cultura popular e urbana; Programa de formação e qualificação cultural; Programa de ocupação artística dos equipamentos públicos de cultura de Barra Mansa; Programa de fomento à criação e pesquisa de coletivos com trabalhos contínuos e Programa de estímulo e fomento ao audiovisual, além da modernização das Bibliotecas Municipais.
- A saúde de Barra Mansa chegou ao fundo do poço. Os noticiários, nos últimos anos, destacaram maciçamente os seguidos problemas nas UPAs, nos postos de saúde, no Hospital da Mulher e também na Santa Casa. Como podemos sair dessa situação?
É bem simples e não precisa inventar. Antes de construir novas unidades, precisamos colocar as que já temos para funcionar. Por isso é muito importante a recuperação emergencial da Santa Casa, do Hospital da Mulher, das UPAs e dos postinhos de saúde. Para melhorar a saúde de Barra Mansa, precisamos também reestruturar as farmácias Municipal e Popular; implantar a Farmácia Popular de Manipulação; ampliar a variedade dos medicamentos da Atenção Básica; aumentar o número de médicos da rede municipal; aumentar a quantidade de consultas e exames; aumentar o número de cirurgias eletivas; aumentar o número de leitos hospitalares; transformar o Hospital da Mulher em Hospital de Referência para a Mulher; implantar o Centro de Diagnóstico por Imagem no Hospital da Mulher; implantar o atendimento odontológico para gestantes no Hospital da Mulher; implantar novas unidades de Saúde da Família e ampliar área de cobertura; inserir o médico pediatra nas equipes de Saúde da Família; garantir atendimentos odontológicos em 100% das Unidades de Saúde da Família e nas UPAs; reestruturar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU; ampliar serviços de altas complexidades: oncológica, cardiovascular, saúde auditiva e nefrologia; criar o Centro de Referência em Assistência a Queimados; implantar o Programa de Prevenção Odontológica nas escolas municipais; melhorar o atendimento aos pacientes psiquiátricos com ações de saúde mental e implantar o Sistema Integrado de Informação na Gestão da Saúde - Prontuário Único.
- Fale sobre sua vice:
Fátima Lima, conhecida como Professora Fátima, tem 62 anos, nasceu em Carrancas, Minas Gerais. Chegou a Barra Mansa quando tinha dez anos. Seus pais, Antônio Luciano Ferreira e Dinilza Paiva Ferreira, trabalhavam na roça como lavradores. É a terceira de uma família de 11 filhos. Professora da rede estadual e da rede municipal tem o 3º grau completo em magistério em língua portuguesa. É casada, tem três filhos. Fátima foi adotada por uma família de Barra Mansa, depois que os tios decidiram trazer a família de Carrancas, após a morte de sua mãe biológica. Aqui, Fátima foi adotada pela “Família Luciano”. Ajudou sua mãe quando ela era lavadeira em Barra Mansa. Carregava as trouxas de roupas de clientes. Fátima já dizia que seria professora e o destino a colocou como Secretária de Educação mais de 30 anos depois. Ela já foi Secretária de Governo, de Assistência Social e Assessora de Promoção de Igualdade Racial, além de ter ocupado outros cargos na cidade. Fátima tem experiência suficiente para ser vice-prefeita de Barra Mansa.


ENTREVISTA COM UÉSLEI BRITO (PCdoB)


- Caso o (a) senhor (a) seja eleito, qual a primeira medida irá que adotar na prefeitura?
Nossa primeira ação será fazer um levantamento detalhado da atual situação financeira da prefeitura, principalmente ficar a par de como estão às ações judiciais que o atual prefeito tomou contra o governo do Estado, que é do PMDB, que não satisfeito em quebrar o Estado do Rio, quer agora também quebrar os municípios. Sabemos que a maioria dos municípios está com grandes dívidas, provocadas pela falta de repasse por parte dos governos Federal e Estadual e, em resposta a essa ação, promoveremos grandes seminários com os setores produtivos da cidade, para que juntos tenhamos sugestões viáveis de como fazer para melhorar nossa receita.
- Em Barra Mansa, temos poucas opções de lazer e poucos eventos destinados à juventude, prova disso é que muitas pessoas optam por se divertir em cidades vizinhas, como Volta Redonda e Penedo, por exemplo. Quais são as suas principais propostas para fomentar o lazer no município?
Nos últimos doze anos, antes do governo atual, o município foi administrado pelo PMDB, que não investiu nada em áreas e opções de lazer. Hoje Barra Mansa já conta com vários polos de esporte e lazer. É claro que vou investir muito mais em lazer, mas quando falo em lazer, não falo só em shows e exposições, mas também em grandes eventos culturais, apesar de Barra Mansa ter ganho nos últimos três anos uma sala de espetáculo, no Parque da Cidade Natanael Jeremias, além de teatros em escolas, etc. Vamos buscar parcerias com deputados estaduais e federais em busca de emendas para essas áreas, evitando, é claro, não cometer o erro recente de um candidato a deputado estadual, que resolveu se aliar justamente a um homem considerado pela ONU como o mais corrupto do mundo, o deputado cassado Eduardo Cunha.
- A saúde de Barra Mansa chegou ao fundo do poço. Os noticiários, nos últimos anos, destacaram maciçamente seguidos problemas nas UPAs, nos postos de saúde, no Hospital da Mulher e também na Santa Casa. Como podemos sair dessa situação?
Em primeiro lugar, dizer que chegou ao “fundo poço” é, no mínimo, uma opinião, quando o caráter da entrevista deveria ser de neutralidade e não opinativo. Mas vamos à resposta: Barra Mansa é uma cidade que, mesmo não podendo, manteve aberta durante os últimos anos duas UPA’s, sendo que a da Região Leste é totalmente custeada pela prefeitura. O que o governo anterior do PMDB fez foi uma covardia, entregou para a população a UPA da Região Leste sem estar acabada, sem médicos, sem equipamentos, sem nada e a prefeitura teve que arcar com tudo e manter a unidade aberta. Agora o Governo do Estado, que também é do PMDB, não satisfeito em falir o estado, quer levar a prefeitura ao caos. Em Barra Mansa, por exemplo, há mais de dez meses que o estado não repassa um centavo para a UPA do Centro, o que acaba refletindo em todo o sistema de saúde.
Fale sobre seu vice:
Falar de alguém competente é fácil. O Antônio César, nosso Tuca, é administrador de empresas e foi na CSN que construiu sua carreira profissional no segmento de qualidade e metrologia. Foi também presidente do IPEM-RJ (órgão executor do INMETRO) e diretor de Estudos e Promoções de Negócios da CODIN-RJ (Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro). Nasceu, cresceu e constituiu família em Barra Mansa e desempenhou o papel de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação da nossa cidade.
Além de superpreparado para a gestão de nossa cidade, é íntegro, honrado, ficha limpa e, como eu, uma pessoa de fé. Tanto Tuca quanto eu somos cristãos e unimos nossas capacidades políticas à nossa fé em relação ao futuro de nossa cidade.
Nossa proposta é equilibrar as finanças do município para avançar nas conquistas sociais, num modelo de desenvolvimento para todos, priorizando a saúde e dando continuidade aos projetos de Desenvolvimento Econômico que já foram iniciados.


ENTREVISTA COM PROFESSORA CLARICE (PT)


- Caso a senhora seja eleita, qual a primeira medida que irá adotar na prefeitura?
Entendemos que a prioridade seja colocar o pagamento dos servidores em dia, retornando o calendário para o último dia útil do mês. Também vamos priorizar o pagamento do Vale Alimentação e negociar junto à CEF a regularização do repasse dos descontos dos consignados. Não podemos admitir que os servidores tenham seus nomes negativados porque a prefeitura faz o desconto e não repassa os valores à instituição bancária. Com essa parte da “casa arrumada” vamos partir para o desafio de colocar a cidade em dia, organizando a saúde a partir dos agentes de saúde e dos PSFs; a educação e a geração de emprego e renda.
- Em Barra Mansa, temos poucas opções de lazer e poucos eventos destinados à juventude, prova disso é que muitas pessoas optam por se divertir em cidades vizinhas, como Volta Redonda e Penedo, por exemplo. Quais são as suas principais propostas para fomentar o lazer no município?
Em Barra Mansa, temos poucas opções de lazer e poucos eventos destinados à juventude, prova disso é que muitas pessoas optam por se divertir em cidades vizinhas. No nosso governo vamos ampliar as políticas públicas para a juventude e criar a coordenadoria da juventude para que os jovens deem voz às principais demandas através do orçamento participativo e suas ações. Além da questão de lazer e entretenimento, queremos ajudar os jovens na sua inserção no mercado de trabalho. Para isto é necessário investir numa educação de qualidade em tempo integral, oportunizando o ensino regular e no contraturno trabalhar com aparelhos culturais.
Vamos transformar o Parque da Cidade em complexo poliesportivo e cultural com programação permanente, valorizando os talentos locais; criar o centro da Cultura Mineira e o centro de referência Afro-barramansense Maria Moçambique; retomar o projeto “Corredor Cultural” no centro e nos bairros; apoiar a diversidade das artes dos artistas locais; fazer convênios com universidades, visando trazer cursos/oficinas de trabalho ligados à cultura e criar zonas de acesso livre de internet.
Queremos ainda estabelecer um calendário de shows, festivais e eventos populares. Nossa atenção também estará voltada à criação de praças de esporte e reformas das quadras e praças existentes.
- A saúde de Barra Mansa chegou ao fundo do poço. Os noticiários, nos últimos anos, destacaram maciçamente os seguidos problemas nas UPAs, nos postos de saúde, no Hospital da Mulher e também na Santa Casa. Como podemos sair dessa situação?
Para nós, saúde deve estar em primeiro lugar. Portanto, nosso governo vai trabalhar pela construção de um hospital municipal; implantar policlínicas com médicos e dentistas nas regiões da cidade com atendimento noturno e implantar o pronto socorro infantil.
Também vamos investir no Projeto “Saúde de Cara Nova”: Plano de reforma, ampliação e construção de novas Unidades; garantir medicamentos da cesta básica à população, implementar o Centro de Apoio Diagnóstico (CAD), para realização de exames.
Queremos ainda ampliar os Programas de Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família e a saúde preventiva; garantir, ampliar e melhorar os atendimentos, UTI neonatal, cirurgia para mulheres e crianças no hospital da mulher visando redução da mortalidade materna e neonatal, e garantir a distribuição de remédios da cesta básica de medicamentos, principalmente de uso contínuo.
Pensamos em oferecer oportunidades aos médicos recém-formados pelo ProUni de inserção na rede municipal, ampliando o atendimento; garantir verdadeiramente o funcionamento da central de ambulância e pensar de maneira eficaz e preventiva na saúde da criança e da mulher, projeto de recuperação nutricional, saúde bucal, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, saúde mental, saúde do idoso, saúde do deficiente, saúde do adolescente e a prevenção de doenças crônico-degenerativas, além de terapias alternativas na rede de saúde municipal.
- Fale sobre seu vice:
Wanderley Dias é um companheiro que conhece bem as necessidades de nossa gente. Morador da Região Leste e atuante na comunidade católica sempre esteve ao lado do povo, principalmente daqueles menos favorecidos economicamente.
Na Prefeitura de Barra Mansa quero quebrar esse tabu de que vice fica em outra sala. Quero meu vice no meu gabinete, ao meu lado compartilhando problemas e buscando soluções conjuntas.



ENTREVISTA COM BRUNO MARINI (PP)

Caso o senhor seja eleito, qual a primeira medida que irá adotar na prefeitura?
Primeiro tomar ciência da real situação através de uma minuciosa auditoria e imediatamente após, iniciar um planejamento visando ao saneamento das contas do município visando em primeiro plano colocar em dia o pagamento dos servidores.
Em Barra Mansa, temos poucas opções de lazer e poucos eventos destinados à juventude, prova disso é que muitas pessoas optam por se divertir em cidades vizinhas, como Volta Redonda e Penedo, por exemplo. Quais são as suas principais propostas para fomentar o lazer no município?
De fato, Barra Mansa precisa urgentemente de ações que possam oferecer entretenimento, cultura e lazer para a sua população, sobretudo para os jovens. Nesse sentido vamos criar o Viradão BM Cultural, revitalizar a margem do Rio Paraíba do Sul, transformar as oficinas da RFFSA em área de uso para o lazer, além de retomar e potencializar a Expo BM juntamente com a disponibilização do Parque da Cidade para grandes eventos.
A saúde de Barra Mansa chegou ao fundo do poço. Os noticiários, nos últimos anos, destacaram maciçamente os seguidos problemas nas UPAs, nos postos de saúde, no Hospital da Mulher e também na Santa Casa. Como podemos sair dessa situação?
Entendo e tenho dito que o problema da saúde de Barra Mansa é, salvo as devidas proporções, o mais crônico de toda a região. No nosso entendimento, a saúde de Barra Mansa passa por um erro estratégico de gestão. Nesse sentido, vamos focar nossos esforços para resolver o problema da saúde em até 90 dias.
- Fale sobre seu vice:
Estou convencido de que a nossa coligação tem o melhor vice de todos, Professor Amaral é uma pessoa séria, conhecedora dos problemas da cidade e o que é melhor, um mestre da educação. Tenho certeza de que com ele me ajudando poderei mais adiante, confirmar o que tenho dito na campanha: Barra Mansa tem solução.


ENTREVISTA COM CLAUDIO MANES (PSDB)

Caso o senhor seja eleito, qual a primeira medida que irá adotar na prefeitura?
Nosso primeiro objetivo é sanear a prefeitura, quitando dívidas e colocando o orçamento em ordem. Rever os passivos (dívida) e auditar os contratos, implementando descontos neles, já que hoje vemos que eles estão acima do valor de mercado. Com essas medidas vamos colocar os salários dos servidores em dia, oxigenar o quadro de fornecedores, com licitações transparentes, e oferecer um serviço de qualidade. Ou seja, quero desde o primeiro dia de governo, enxugar a máquina e buscar a valorização plena do funcionário público em geral, que além do salário em dia vai ser incentivado a se capacitar. Acredito que assim, vamos aproveitar os talentos e a experiência dos servidores para compor o nosso governo.
- Em Barra Mansa temos poucas opções de lazer e poucos eventos destinados à juventude, prova disso é que muitas pessoas optam por se divertir em cidades vizinhas, como Volta Redonda e Penedo, por exemplo. Quais são as suas principais propostas para fomentar o lazer no município?
Antes de sairmos como opção para a prefeitura, já tínhamos a preocupação de proporcionar atrativos para a cidade. Hoje Barra Mansa conta com o polo gastronômico, na Rua João Valiante, no Ano Bom. Aquele ponto era restritamente residencial. Acreditava que aquele clima mais pacato se adequaria bem a um ponto de lazer e foi exatamente o que aconteceu. Após uma revitalização nos imóveis daquela área, contribuí com a busca de possíveis investidores. Hoje o Ano Bom concentra um grande número de restaurantes e bares, o que culminou na criação do polo gastronômico.
Como prefeito não vai ser diferente. Vou ter esse olhar. Além do entretenimento noturno e gastronômico, precisamos terminar algumas obras de quadras de esporte que estão paradas, revitalizar espaços que estão abandonados e mal cuidados e oferecer outras opções de diversão.
A ideia é transformar o parque da Cidade em Parque da Cidadania. Além do espaço que será destinado à saúde, pretendemos criar uma área voltada para atividades socioculturais, com a apresentação de exposições, peças teatrais etc.
- A saúde de Barra Mansa chegou ao fundo do poço. Os noticiários, nos últimos anos, destacaram maciçamente os seguidos problemas nas UPAs, nos postos de saúde, no Hospital da Mulher e também na Santa Casa. Como podemos sair dessa situação?
A crise é grande, isso é um fato. Com a minha experiência em gestão, posso contribuir para mudar essa realidade. A proposta é promover uma gestão humanizada, gente que cuida de gente, e feita por profissionais capacitados tecnicamente e não apadrinhados políticos. Por isso, não estamos fazendo acordos com partidos em troca de secretarias, algo que loteia a prefeitura e faz mal à população. Esse modelo já foi adotado por outros candidatos e a prova está aí, não dá certo.
Tenho conversado com as pessoas e elas reclamam bastante da falta de atendimento médico, medicamentos e da demora na realização e entrega de exames. Quero ampliar os serviços e priorizar as especialidades de geriatria, oftalmologia, pediatria, ortopedia e cardiologia – e, com isso, desafogar os hospitais e postos da cidade. Já nas clínicas da família, no Hospital da Mulher e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) a prioridade será garantir a presença efetiva dos profissionais nas unidades.
- Fale sobre seu vice:
O vereador José Luiz Vaneli, conhecido como Leiteiro, é comerciante e atualmente exerce o cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Barra Mansa. Juntos formamos uma chapa puro sangue pelo PSDB, com o slogan “Sanear para recomeçar”.
Representamos o mais moderno conceito de proposta de gestão pública para mudar a atual situação da prefeitura, visando à valorização do funcionalismo público, o corte de cargos comissionados, a excelência e transparência absoluta nas compras e licitações, para que nossa cidade possa se reequilibrar financeiramente e concomitantemente progredir com honestidade, desenvolvimento e geração de empregos e renda.
Precisamos sanear para recomeçar e voltar a sonhar com uma vida digna e um futuro promissor para as próximas gerações.

ENTREVISTA COM J.CHAGAS

O candidato não respondeu as perguntas no tempo combinado e estipulado.

--

A ordem deste Debate Impresso está de acordo com a ordem que cada candidato mandou suas respostas, conforme combinado com cada assessoria. 

Comentários