12 junho, 2017
Comentários

Defesa Civil de Quatis controla queimadas na estrada para o distrito de Falcão



        Com o auxílio de um caminhão pipa, agentes da Defesa Civil do Município controlaram, no fim de semana, três focos de queimadas registrados simultaneamente às margens da Rodovia RJ 159, no trecho entre o Bairro Pilotos, na região urbana, ao distrito de Falcão, que fica na zona rural de Quatis. Nos três pontos afetados, um deles próximo à comunidade de Joaquim Leite, o fogo destruiu mais de 500 metros de vegetação.
Essa ocorrência levou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a reforçar o chamado feito inicialmente, na segunda quinzena de maio, contra a realização de queimadas, principalmente na estiagem, período no qual esse tipo de problema costuma ser mais comum. Em razão dos registros da semana passada, na estrada de acesso ao distrito de Falcão, a titular da pasta, Édna Azevedo, disse que a prefeitura vai intensificar ainda mais a fiscalização para impedir a ocorrência.
Ela afirmou também que “a população deve denunciar imediatamente às autoridades competentes qualquer sinal de queimadas ou incineração de lixo”. As denúncias podem ser feitas através do telefone 3353-2918 ou pessoalmente, nas próprias instalações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que se localizam no Centro Administrativo da Prefeitura de Quatis. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, sem intervalo para almoço.
- Lamentamos a ocorrência destes três casos às margens da Rodovia RJ-159, ainda mais que eles aconteceram justamente ainda dentro da Semana Mundial do Meio Ambiente, e dias após a prefeitura ter divulgado um chamado contra a realização das queimadas – disse Edna, lembrando que as queimadas não só prejudicam o meio ambiente, “mas acarretam também danos à saúde das pessoas e provocam transtornos aos próprios produtores rurais, uma vez que o problema diminui a qualidade do solo”.
Pelo Código Ambiental do Município de Quatis, o valor da multa para quem atear fogo em pastos ou incinerar lixo pode variar de uma a três UFIQS (Unidades Fiscais do Município) por cada metro quadrado destruído. Cada UFIQ está estipulada atualmente em R$ 28,44. Por sua vez, de acordo com a legislação federal, as punições vão de multa no valor aproximado de R$ 6 mil até a prisão pelo período de seis anos.

Comentários