Deputada Ana Paula Rechuan participa de abertura do Outubro Rosa
O mês de outubro é dedicado ao combate ao câncer de mama e colo de útero. Na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) as programações que marcam a data foram iniciadas nesta semana. Uma das autoras do projeto de resolução, aprovado na última terça-feira, que inclui o “Outubro Rosa” no calendário estadual, a deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB) participou do lançamento e destacou a importância da prevenção, conscientização e diagnóstico do câncer.
- A população não se preocupa em se cuidar antes de ter a doença. E a prevenção do câncer começa com o dia a dia: cuidar da alimentação, fazer atividades físicas, além da realização de exames de rotina, preventivos. Porque um câncer, quando descoberto precocemente, tem 100% de cura. Se ele passa da hora, vira uma doença fatal. A mulher brasileira, muitas vezes, cuida da família inteira e não cuida de si mesma. O alerta dessa Casa é para que a mulher se cuide mais – afirma a deputada Ana Paula.
De acordo com o diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia, Rafael Machado, com 60 mil casos por ano, o câncer de mama vem aumentando sua incidência e o Rio é o estado com maior número de casos. “É essencial fazer diagnóstico precoce, por isso, os hospitais precisam ter mamógrafos e pessoal capacitado. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que a mamografia seja feita a partir dos 40 anos”, explica.
A programação da Assembleia contará com palestras e rodas de conversas com especialistas e autoridades de saúde; e serão realizadas nos dias 17, 18, 21, 25 e 27 de outubro, e contarão com a participação do ministro da Saúde, Ricardo Barros, o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Júnior, e o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Junior. A abertura do Outubro Rosa na Alerj também contou com a participação das deputadas Enfermeira Rejane (PCdoB), Martha Rocha (PDT), Cidinha Campos (PDT), Tia Ju (PRB) e Márcia Jeovani (DEM).
NA REGIÃO – A deputada estadual Ana Paula Rechuan também destaca sua preocupação com a realização de mamografia na Região das Agulhas Negras. “Nos últimos meses, devido a problemas em mamógrafos ou atraso no início do funcionamento do aparelho, muitas mulheres estão com exames atrasados e temos que enfrentar este assunto de frente, buscando zerar a fila”, comenta a deputada.
Ainda relacionado as mulheres, a deputada Ana Paula se reuniu, nesta semana, com a subsecretária estadual de Políticas para as Mulheres do Rio, Marizeti Ramos de Andrade Waneraich, e solicitou a vinda do Ônibus Lilás para Itatiaia e Quatis, ainda neste mês. “Além de todo atendimento psicológico, jurídico e informativo sobre os direitos da mulher, serão prestados esclarecimentos sobre prevenção e combate ao câncer de mama”, destaca Ana Paula Rechuan, ressaltando que o serviço já foi prestado em Resende em 2015.
Comentários