Image
18 abril, 2019
Comentários

Deputado Marcelo Cabeleireiro participa de lançamento de Programa da Educação

O deputado estadual Marcelo Cabeleireiro se reuniu, nesta quarta-feira (17), com o governador Wilson Witzel e secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, para apresentação de algumas medidas a serem implantadas em prol do ensino público do estado. Na ocasião, foi lançado o Programa Cuidar, que promoverá ações para garantir a segurança nas escolas da rede estadual, evitando violência contra alunos e professores no ambiente escolar.

O programa foi criado após o trágico episódio da escola em Suzano, em SP, quando atiradores invadiram uma unidade escolar e mataram estudantes e funcionários. Deputado pelo Médio Paraíba, Marcelo Cabeleireiro representou a região e elogiou a iniciativa. “É fundamental sempre destinar mais atenção ao que ocorre dentro da instituição de ensino e a capacitação de professores e funcionários pode gerar mudanças positivas. A Ronda Escolar é outro fator que tem um papel importante nesse processo, já que previne toda atividade criminal, como tráfico de drogas, e também pode auxiliar na segurança aos arredores”, ressaltou.

Segundo o secretário Pedro Fernandes, o reforço no monitoramento ajudou a prevenir 90% dos problemas decorrentes de jovens que teriam se inspirado no episódio de São Paulo. O governador ressaltou que pretende ampliar a atuação para a prevenção do incêndios nas escolas.

O Programa Cuidar contará com dez viaturas e 20 motos para a Ronda Escolar, toda feita com PMs de folga, além de capacitação profissional e palestras educativas. O investimento será de R$ 3,7 milhões por mês, pago com recursos da própria Secretaria de Educação.

Ainda foi anunciada a ampliação da carga horária de 16 para 40 horas dos docentes, sendo que o professor dará aula em somente uma escola, evitando o deslocamento e melhorando as relações de trabalho e com os alunos. “Iniciamos o mandato com apenas 8% de escolas com equipes pedagógicas completas. Hoje, atingimos 60% e devemos chegar a 80% no segundo semestre”, completou o secretário Pedro Fernandes.

Comentários