Desfile da Independência reúne milhares de pessoas em VR
Evento durou cerca de 3,5 horas e foi considerado um sucesso pelo prefeito Neto
Milhares de pessoas compareceram ao Aterrado, em Volta Redonda na manhã de quarta-feira, feriado de 7 de Setembro, para acompanhar as festividades do Dia da Independência do Brasil. As comemorações iniciaram ás 8 horas com hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e da Independência, na praça Sávio Gama. Além do prefeito Antônio Francisco Neto que hasteou a bandeira nacional e o presidente da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) José Luiz de Sá, que hasteou o bandeira do Estado do Rio de Janeiro, foi convidado para hastear a bandeira do município, o ex-pracinha da Segunda Guerra Mundial, Francisco Conceição Leal, presidente da Associação dos Ex-combatentes do Brasil.
A festa reuniu 70 entidades que levaram 10 mil pessoas para desfilar na Avenida Paulo de Frontin. O desfile começou às 9 horas, na Avenida Paulo de Frontin, com a entrada da Banda e Coral Municipal, seguidos do Tiro de Guerra e Reservistas de Barra Mansa, Ex-Combatentes, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, Grupos de Escoteiros e os projetos das Secretarias de Ação Comunitária e Esporte e Lazer. Também passaram representantes da Ordem Demolay e Filhas de Jó, UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), Fundação Beatriz Gama (FBG), os alunos da Rede Municipal de Ensino e das escolas da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre).
Em seguida, entraram o Colégio Guanabara, Ciep Gloria Roussim, o Centro Educacional Arco Íris, Colégio Batista, Escolas Sesi/Senai e Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC). Veículos antigos e rebaixados, ciclistas, motociclistas desfilaram na última fase do desfile. Entraram o grupo Bike Anjo, Projeto Piloto Cidadão desenvolvido pelo Kartódromo de Volta Redonda, Falcões de Ação Moto Clube, Jeep Clube, equipes Thugs e Vivendo no Baixo e o Clube de Antiguidades Automotivas de Volta Redonda, que levaram cerca de 40 carros raros e conservados. Todos os participantes do desfile foram aplaudidos pelo público estimado em cerca de 30 mil pessoas pela coordenação do evento. Na plateia, milhares de crianças e adultos registraram tudo em vídeo e fotos feitos em seus telefones celulares.
O evento foi estruturado pela Assessoria de Comunicação Social (ACS), responsável pela organização. “Tivemos apoio das Secretarias de Saúde, Esporte e Lazer, Serviços Públicos, Cultura, Departamento de Elétrica, Suser, Departamento de Pintura, Guarda Municipal e Policia Militar. Tudo ocorreu dentro da normalidade e fizemos o desfile dentro do prazo previsto, que eram cerca de 3, 5 horas. E o tempo ajudou, tivemos um bonito dia de sol”, disse ele, que completou que “O planejamento foi feito há um mês, mas o trabalho se intensificou nos dois últimos dias com a instalação e decoração dos palanques e do sistema de som e preparação da área de concentração das entidades”, disse o assessor.
O prefeito Antônio Francisco Neto que acompanhou o desfile no palanque oficial ao lado de secretários municipais e de sua mãe, Dona Munira, considerou o evento um sucesso. “Como sempre somos democráticos e todas as entidades que querem desfilar são bem vindas e enriquecem o nosso evento”, disse. Antes, ao discursar na Praça Sávio Gama, Neto ressaltou que Volta Redonda cresce a cada dia e que a cidade é reconhecida pela população da maneira como é administrada. “Ficamos em 8º lugar entre os municípios mais eficientes do Brasil por aplicarmos os recursos públicos corretamente na saúde, educação e saneamento, segundo pesquisa do Jornal Folha de São Paulo. E isso é resultado de um trabalho sério feito por uma equipe comprometida em cuidar bem do dinheiro público”, disse o prefeito, que havia escolhido o ex-combatente para hastear a bandeira do município. “Homenageando o Sr. Francisco, estamos homenageando a todos que acreditam em nossa cidade”, disse o prefeito. Ele ainda elogiou a equipe da ACS por fazer do 7 de Setembro um dia especial em Volta Redonda.
Comentários