29 janeiro, 2016
Comentários

Dia da Visibilidade Transgênero terá palestra em Resende

Em comemoração ao Dia da Visibilidade Transgênero, a Prefeitura, através da Secretaria de Municipal de Relações Comunitárias e Cidadania, com apoio da Coordenadoria de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, realiza na quarta-feira, dia 3, um círculo de palestras e debates sobre o tema a partir das 14h na Casa dos Conselhos, Rua Francisco Vilaça, 177, Centro.
O evento pretende reunir pessoas ligadas às áreas de educação, saúde, assistência social, sociedade civil e simpatizantes do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). As palestras e debates serão realizadas pelo escritor Ordinham Lessa, autor dos livros, Eu Trans e Relatos de um Transexual, o psiquiatra Marco Antônio Ramon Haddad e pela militante LGBT Kelly Mesquita Carvalho.
Para o secretário de Relações Comunitárias e Cidadania, Ubiratan de Oliveira (Birinha), é muito importante a realização desses eventos na cidade porque através deles se pode avaliar as conquistas e os avanços no que diz respeito aos direitos dos Transgêneros. Segundo ele, o primeiro encontro aconteceu em 2015.
- Já tivemos uma conquista importante no que diz respeito à retificação do nome civil para o nome social na carteira de identidade e certidão de nascimento. Em Resende já temos um caso em que a Justiça concedeu esse direito para uma pessoa. Mas o município ainda possui várias pessoas que vivem à margem da lei devido ao preconceito, não conseguem trabalho e atendimento adequado na área da saúde. Este ano, estamos fazendo parcerias com as Secretarias de Saúde e de Trabalho e Renda, para tentarmos dar mais visibilidade para essas pessoas, que precisam de emprego e de cuidados emocionais. O preconceito e a discriminação ainda são muito grandes contra os Transgêneros – afirma Birinha.

Comentários