Dia das Crianças pode aquecer vendas nas lojas que não comercializam produtos infantis
Os comerciantes aproveitam as datas comemorativas pra aquecer as vendas em seus estabelecimentos. E, os lojistas que comercializam produtos infantis, como as lojas de brinquedos, vestuário, calçados e eletroeletrônicos, já estão se preparando para a próxima data que movimenta o setor: o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. A data, no entanto, pode ser uma oportunidade também para outros segmentos do comércio que não comercializam produtos para esse público.
“Nesse período que antecede a data, aumenta a circulação de pessoas nas ruas que estão em busca de presentes infantis, mas também precisam se alimentar e aproveitar o tempo para realizar outros tipos de compras e utilização de serviços, que estão a sua disposição nos centros comerciais. Até mesmo ser despertado para outras necessidades de consumo”, frisou a analista do Sebrae/RJ, Juliana Gomes da Costa.
Para aproveitar esse período e aquecer as vendas, Juliana ressalta que o lojista deve estar preparado para capturar o consumidor que está passando para se tornar um cliente. “Trabalhar as vitrines e promover seus produtos com ofertas de preço são estratégias que darão visibilidade e despertarão o desejo de consumo”, orientou, ressaltando que uma vitrine atrativa e boas promoções que estejam bem visíveis tornam sua loja mais atrativa, com grandes chances de trazer este consumidor para dentro da loja.
Em relação ao atendimento, a analista do Sebrae/RJ frisou que ele é o principal meio de fidelização do cliente. “Trazer o cliente para dentro da loja é o primeiro passo. De nada adiantará uma ótima promoção e uma bela vitrine se o atendimento for ruim. O atendente deve saber se relacionar com o cliente e conhecer os produtos da loja, ter uma boa abordagem é fundamental. Com estes cuidados é possível fidelizar o cliente, pois aquele cliente que receber um bom atendimento vai deixar de ser um experimentador e retornar à sua loja”, concluiu.
Expectativa de vendas
O Dia das Crianças é uma das datas que mais movimenta o comércio e é considerado um aquecimento para o Natal, melhor período de vendas para o setor. Esse ano, o Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Barra Mansa espera um aumento nas vendas de, no mínimo 5%, em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa do sindicato é de que o movimento aumente essa semana, última que antecede a data. No sábado, dia 10, as lojas estão autorizadas a funcionar o dia todo.
“Fica a critério de cada lojista abrir o dia todo ou não. É importante frisar que, caso opte em abrir também na parte da tarde, os direitos dos comerciários devem ser preservados”, destacou o presidente do Sicomércio, Alberto dos Santos Pinto, acrescentando que a recomendação do sindicato é de que o comércio fique aberto até as 18h no sábado.
Comentários