Image
28 maio, 2019
Comentários

Dia do Desafio terá atividades físicas em Quatis

      Situada no Centro de Quatis, a Praça Teixeira Brandão vai ser palco nesta quarta-feira, 29 de maio, das atividades esportivas e de lazer relacionadas ao “Dia do Desafio”. Criado em 1983, numa cidade do Canadá, o “Dia do Desafio” acontecerá em mais de três mil municípios de diversos países do mundo, sendo nove deles situados na região sul do estado do Rio de Janeiro. A programação no Município de Quatis se iniciará às 8 horas, prolongando-se até às 17 horas. Todo e qualquer cidadão é chamado a participar.

        Realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com o SESC de Barra Mansa (Serviço Social do Comércio), o “Dia do Desafio” na Praça Teixeira Brandão vai ter as seguintes atividades: oficinas de cordão de terrário (8 às 10 horas); orientações sobre a saúde bucal (8 horas ao meio-dia); alongamento e ginástica laboral, alongamento e ginástica laboral e brinquedos infláveis, estas três últimas, no horário de 9 às 17 horas.

        O tema da 25ª edição do “Dia do Desafio”, que transcorre nesta quarta-feira, vai ser “Quando você abraça o desafio, o bem-estar abraça você”. O diretor de Esportes da Prefeitura de Quatis, Willian Vilela, lembra que a proposta desta data “é incentivar a prática regular de atividades físicas, proporcionando dessa maneira às pessoas condições mais saudáveis de vida”.

        - Estaremos estimulando mais uma vez a população de Quatis a dedicar pelo menos 15 minutos desta quarta-feira ao exercício físico, cuja prática representa inúmeros benefícios ao bem-estar físico, mental e social das pessoas – declarou Willian, lembrando que, além de Quatis, as prefeituras de Angra dos Reis, Barra Mansa, Pinheiral, Porto Real, Rio Claro, Resende e Volta Redonda também realizarão atividades na mesma data, “mediante ações conjuntas com o SESC”.

        Uma pesquisa divulgada, no ano passado, pela OMS (Organização Mundial da Saúde), mostrou que o sedentarismo (falta de atividades físicas) causa anualmente cerca de 300 mil mortes no Brasil e mais de três milhões de óbitos no mundo inteiro. O sedentarismo representa também um dos fatores causadores de diversas doenças, como, por exemplo, hipertensão arterial (pressão alta), dores articuladores, doenças cardiovasculares (entre elas, acidente vascular cerebral e infarto), diabetes, cansaço constante, doenças crônicas e estresse.

        Já uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizada junto a pessoas que se disseram sedentárias, indicou que 51 por cento dela não praticam atividades físicas por falta de tempo. Pouco mais de 20 por cento dos entrevistados alegaram problemas de saúde e idade avançada para não realizarem exercícios físicos, enquanto 13,9 reconheceram não gostar e não ter vontade de se exercitarem.

        - O esporte e o lazer são dois segmentos de importância primordial para que o cidadão tenha qualidade de vida, principalmente no que diz respeito à preservação da saúde. Os especialistas são unânimes em afirmar que a prática permanente de atividades esportivas diminui os riscos de doenças. Segundo estes mesmos especialistas, o ideal é que cada pessoa se exercite pelo menos por 30 minutos a cada dia, e 150 minutos por semana – frisou o diretor municipal de Esportes, Willian Vilela.

Comentários