07 outubro, 2013
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Dicas para o Dia das Crianças

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Por Isaura Cristina M. C. Chiesse

Psicopedagoga - Coordenadora pedagógica

Trabalha em escola do Estado do Rio de Janeiro há 23 anos.

Atuou como pesquisadora no Guia Preliminar de Fontes para a História da Educação Brasileira - INEP- 1992

Dia 12 de outubro comemoramos no Brasil, o Dia das Crianças. Uma data festiva e esperada. No entanto, sempre surgem dúvidas sobre a escolha do presente. Afinal, ao brincar, as crianças aprendem sobre si mesmas e sobre o mundo que as cerca.

Muitas vezes, quando já estão aptas a se expressarem, as próprias crianças dizem o que querem, sejam influenciadas pela propaganda ou pelos colegas, mas ainda assim é bom tomar alguns cuidados. Brinquedos fora da faixa etária, que possam causar riscos ou que estimulem a violência, precisam ser analisados cuidadosamente.""

Se o brinquedo escolhido estiver de acordo, as expectativas das crianças também devem ser levadas em consideração. Se ela espera ganhar um jogo ou uma boneca X, ganhar um presente diferente, mesmo mais caro, como uma bicicleta, pode fazê-la ficar triste ou decepcionada. É importante conhecer seus gostos e interesses.

No caso de a criança querer algo além do que os pais possam comprar no momento, vale a pena ter uma conversa sincera e escolher, junto com ela, outro presente de acordo com o orçamento.

Tios, padrinhos, avós, amigos, várias vezes também, ficam perdidos na hora de escolher um presente, pois podem não ter um contato diário com a criança e não saber suas preferências ou mesmo ficar em dúvida do que dar para alguém que “já tem tudo”. Perguntar à criança ou aos pais o que ela gosta é uma opção que lhe dará boas dicas, senão ficam aqui algumas sugestões.

Alguns presentes agradam a maioria independentemente da idade, como é o caso dos diversos tipos de bola para os meninos e das bonecas, desde as de pano até as de coleções, para as meninas. Ou mesmo os blocos de montar e livros para ambos os sexos. Ainda assim as opções são muitas.

 

De 0 a 6 meses: chocalhos; mordedores; móbiles; tapetes de atividades e brinquedos macios como pelúcias ou pano, de preferência antialérgicos.

De 6 a 12 meses: blocos de empilhar; livros de tecido ou de plástico; bichinhos para banho; brinquedos de som e luz; João Bobo; carrinhos de empurrar (andadores) e brinquedos macios como pelúcias ou pano.

De 1 a 2 anos: baldinho de areia; brinquedos de puxar e empurrar; brinquedos de encaixar ou apertar; carrinhos robustos; bonecas do tamanho de bebês e livros resistentes.

De 2 a 4 anos: pequenos quebra-cabeças e jogos de memória; bichos e dinossauros de plástico tamanho maior; telefones de brinquedo; fantoches; bonecos; bonecas resistentes; piscina de bolas; instrumentos musicais, como pianinho, xilofone, tambor; velocípede; giz de cera e livros de atividades, tato ou com sons.

De 4 a 6 anos: massinha de modelar; fantasias; casinha de bonecas; conjunto de chá; carrinhos e pistas de corrida; figuras de ação e super-heróis; bonecas que façam atividades, como falar, ler, andar ou de tamanhos menores (princesas, fadas, modelos); bicicleta pequena; jogos de letras e números, de coordenação e de percepção; livros de clássicos infantis, heróis, atividades ou pequenas histórias.

De 6 a 8 anos: bonecas de diversos tamanhos; maquiagem infantil; jogos de desenho, advinha, quebra-cabeças, acertar o alvo, formar palavras; blocos de montar com mais peças e de temas; carrinhos, helicópteros e trens de controle remoto; figuras de ação; massa de modelar com acessórios; máquinas de picolé, sucos, biscoitos; bicicleta média.

De 8 a 12 anos: jogos eletrônicos; blocos de montar e quebra-cabeças de muitas peças ou 3D; baralho; bicicleta; jogos sociais (Jogo da vida, Banco Imobiliário, Imagem e Ação, perguntas e respostas); carrinhos, helicópteros e trens de controle remoto; livros de histórias de aventura ou descobertas.

Para encerrar: mais importante do que os presentes que a criança irá ganhar será o tempo passado com ela e o que farão juntos. Dedicar-se a seu filho neste dia, com passeios ou brincadeiras serão lembranças mais importantes do que os brinquedos. Por exemplo, uma caixinha de massa de modelar custa pouco, mas passar horas inventando o que fazer junto com a criança será motivo de belas recordações futuras. Assim como aquele passeio ao zoológico ou ao parque, ou o jogo de futebol na garagem. No baú da memória, as alegrias da infância ficam para sempre.

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