Doadores de sangue serão vacinados contra febre amarela em Barra Mansa
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através de uma parceria entre o Hemonúcleo e o setor de Imunização, começou nesta quarta-feira, 22, uma campanha para aumentar o número de doadores de sangue e reduzir a fila na vacinação contra a febre amarela. O Hemonúcleo registrou queda de 44% nas doações desde janeiro deste ano depois do aumento na vacinação, que impede a doação de sangue por no mínimo quatro semanas. A ideia é atrair mais doadores dando a eles prioridade na vacina contra a febre amarela.
De acordo com o coordenador do Hemonúcleo, Sérgio Murilo, em janeiro deste ano foram registradas 403 doações, em fevereiro 361 e em março apenas 267. Ele atribui a queda nas doações ao período do carnaval, quando houve um aumento na procura pela vacina da febre amarela. “Quem toma a vacina tem que esperar pelo menos quatro semanas para doar sangue. Como no carnaval muita gente viajou para áreas endêmicas, houve aumento na vacinação e, consequentemente, redução nas doações”.
O setor de Imunização informou que a procura pela vacina da febre amarela continua com a mesma intensidade do período pré-carnaval. De acordo com o setor, a vacinação segue normalmente às terças e sextas-feiras, com a distribuição de 100 senhas por ordem de chegada, de 8h às 13h. Durante a semana haverá um dia específico, previamente agendado, para os doadores de sangue se vacinarem com prioridade.
Para doar sangue é preciso ter mais de 16 anos de idade. Os menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. O doador tem que estar bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. O Hemonúcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, anexo à Santa Casa de Barra Mansa.
Comentários