22 fevereiro, 2016
Comentários

Dom Francisco Biasin participa de encontro com Sua Santidade Kirill, Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa no Rio de Janeiro

O bispo da Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, Dom Francisco Biasin, participou no sábado, dia 20, de um encontro com o Patriarca Kirill da Igreja Ortodoxa Russa, no Rio de Janeiro. Biasin esteve ao lado de outros bispos do estado do Rio e também do cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

O roteiro de sábado contou com uma cerimônia no Santuário Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado, de uma visita à Igreja Ortodoxa Russa, Santa Mártir Zenaide, em Santa Teresa, na zona sul da cidade e de um almoço com alguns bispos do estado do Rio de Janeiro junto com a comitiva do Patriarca.

Dom Francisco Biasin, que é também presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), ressaltou a importância do encontro.

“Depois do encontro em Havana do Patriarca Kirill com o Papa Francisco que selou o início da reaproximação de duas Igrejas que estavam separadas há quase 1.000 anos, a passagem deste ilustre hóspede na cidade do Rio de Janeiro despertou o interesse não somente das Igrejas cristãs, mas da imprensa e dos meios de comunicação social. O meu encontro com ele foi rápido, mas pôde expressar-lhe o desejo e a disponibilidade da nossa Igreja em relação ao diálogo com a comunidade ortodoxa russa aqui no Brasil e especificamente no Rio de Janeiro. Assim como o temos com outras Igrejas da ortodoxia, em vista da construção da paz no mundo, contra todo tipo de violência, destacando sobretudo a violência e a perseguição aos cristãos de todas as denominações nos países em conflito no Oriente Médio e em outras regiões do globo. Pedi a ele que abençoasse o nosso esforço neste sentido. Foi o que ele fez com um gesto da mão e um sorriso fraterno", destacou Biasin.

A agenda do patriarca russo no Brasil contou ainda com encontros em Brasília e em São Paulo. No último dia 12, o religioso esteve com o Papa Francisco em Havana, em histórico encontro entre líderes das igrejas do Ocidente e do Oriente.

Comentários