Educadora financeira Karolaine Carvalho fala da importância de poupar dinheiro e construir uma reserva de emergência
Viver uma vida financeira saudável é um objetivo compartilhado por muitos, mas, infelizmente, a realidade mostra que a maioria dos brasileiros não possui reservas de emergência e enfrenta dificuldades constantes, como dívidas e nome negativado. De acordo com a educadora financeira Karolaine Carvalho, este cenário demonstra a importância de poupar dinheiro e construir uma reserva de emergência, pois nós não fomos ensinados a lidar com o dinheiro e não tivemos educação financeira nas escolas.
- Quando adultos, nós precisamos construir uma relação saudável com o dinheiro para ter estabilidade financeira, prosperar, ter equilíbrio e bem-estar em outras áreas da nossa vida. O dinheiro reflete muito essas outras áreas, pois, se estamos vivendo frustrados com a nossa vida financeira, podemos ter ansiedade, depressão e outras doenças que refletem em outras áreas da vida. Além, é claro, de não atingirmos nossas metas e sonhos financeiros – diz.
Ela enfatiza ainda que a vida é imprevisível e as emergências podem acontecer a qualquer momento. Pode ser um problema de saúde, um conserto inesperado em casa, com o carro ou até mesmo uma perda de emprego. “Ter uma reserva de emergência é como um colchão financeiro que oferece proteção quando essas situações inesperadas surgem. Sem esse colchão, muitas pessoas recorrem a empréstimos ou cartões de crédito, o que cria uma dívida difícil de cuidar chegando até o ciclo negativo do dinheiro onde você trabalha para pagar contas e dívidas”, alerta.
A falta de uma reserva de emergência pode causar estresse financeiro constante. Quando você não tem dinheiro reservado para imprevistos, cada despesa inesperada se torna uma crise. Isso afeta sua saúde emocional e física, bem como seus relacionamentos. Ter uma reserva de emergência permite enfrentar essas situações com mais tranquilidade.
- Poupar dinheiro não é apenas sobre ter dinheiro para os imprevistos, até porque existem aqueles que podem ser previstos dentro do seu orçamento desde que você se prepare para eles. Poupar dinheiro é sobre permitir que você se planeje para o futuro. Com uma reserva, você pode investir em metas de longo prazo, como comprar uma casa, pagar a educação dos filhos ou se aposentar com segurança, dar conforto para sua família, viajar e proporcionar experiências para si e para as pessoas que você ama – frisa a educadora financeira.
Sem uma reserva, esses objetivos parecem distantes e inatingíveis. Quando você tem uma reserva de emergência, não precisa recorrer a empréstimos caros para cobrir despesas inesperadas. Isso significa economia de dinheiro que de outra forma seria gasto em juros e taxas associadas a empréstimos. Além disso, a construção de uma reserva pode ajudar a pagar dívidas mais rapidamente, liberando mais recursos para atingir seus objetivos financeiros.
Karolaine ressalta ainda que a maioria dos brasileiros que vivem sem uma reserva de emergência enfrentam desafios financeiros constantes que podem ser evitados com o hábito de poupar dinheiro.
- Ter uma reserva de emergência não é apenas uma questão de conveniência, é uma questão de segurança financeira, qualidade de vida e bem-estar. É um investimento em seu futuro e uma forma de se proteger contra as incertezas da vida. Portanto, comece a construir sua reserva de emergência hoje. Mesmo pequenas economias regulares podem fazer uma grande diferença no longo prazo. Seja disciplinado, defina metas realistas e, gradualmente, você se encontrará em uma posição financeira mais estável e segura – conclui.
Serviço
No dia 09/11, Karolaine abriu as inscrições para a mentoria “Destrave suas finanças”, que será a última do ano. Basta entrar em contato pelo perfil no Instagram para participar do Grupo VIP e conhecer os detalhes sobre a mentoria DSF: @financascomkarol.
PERFIL
Karolaine Carvalho é consultora e mentora financeira e atua ajudando mulheres e empreendedores a destravarem suas finanças para começar a investir em um futuro de segurança, equilíbrio e liberdade financeira.
Comentários