Image
04 setembro, 2015
Comentários

Efeito ioiô!


Nesta e nas próximas edições, farei um comparativo da moda do século passado com as tendências do momento, mostrando na prática o que todo mundo já sabe... que a moda vai e vem. Falarei da moda comparativa, do que foi no passado e o que virou releitura.
Começo com as décadas de 10 e 20.
Anos 10 – A Belle Époque.
A vestimenta da época primava por seu aspecto ornamental, o importante não era o corte, o que determinava sua elegância era a maneira como era decorada. Os bordados formavam arabescos. A saia tulipa era o forte, também chamada de saia sino. Usavam-se jaquetas curtas por cima dos vestidos, tudo bem cinturado. Os vestidos para a noite tinham decotes extravagantes e eram ricamente enfeitados. Com o passar dos anos, cinturas altas e cortes retos foram se tornando moda, juntamente com a saia entravée, que ia abaixo das canelas. O corte de cintura alta ajudava a segurar os seios, pois ainda não existia sutiã.
Os acessórios também eram muito bem-vindos. Chapéus, em geral de palha e veludo, tornaram-se cada vez maiores e adornados. Até que...surgiu a moda dos turbantes, os chapéus diminuíram e algumas mulheres tomaram coragem e cortaram os cabelos bem curtinhos.
Os sapatos eram botinhas fechadas com cadarço (lacets), eram mais pontiagudas e enfeitadas por fivelas e laços.
Reportando a moda para os dias atuais vemos que recebemos a releitura: da saia entravée que se tornou a nossa midi, o chapéu de veludo, nosso lindíssimo chapéu de inverno continua em alta. E as botinhas com adereços? Nossa tão querida Boots Belts de hoje! E ainda bem que temos sutiã, porque ser apenas sustentado por uma cintura alta seria difícil.
Anos 20 – Primeira Guerra
Ah os anos vinte...que charme! As saias “midi” chegaram com força total, amplas ou mais sequinhas. A guerra trouxe algumas mudanças, implementou a calça para as mulheres e destacou os tons neutros ou negros nos casos de luto.
Com o pós-guerra as classes sociais mudaram e as vestimentas também. As saias ficaram em forma de barril, o legal era não ter peitos, sim, elas usavam faixas para apertá-los, e a cintura desceu, foi para o meio dos quadris. Lembram da Catarina de “O Cravo e a Rosa”? Ela é a típica mulher dos anos 20, pós-guerra. Por volta de 1925 elas começaram a usar sutiã, finalmente, com cortes no meio do busto e bem estruturados.
A indumentária masculina invadiu o guarda-roupa feminino, as pérolas tomaram conta dos pescoços e a elegância de Coco Chanel ganhou o ar da graça, a princípio com seus chapéus e depois se destacando com seus conjuntos de cardigãs e twin sets. Mas o melhor, criou pijamas chiques que eram usados como vestuário informal.
Acredito que nem preciso comparar com nossa época atual, o último paragrafo é praticamente a tendência de hoje. E o formato dos sutiãs que agora viraram biquini? É como a velha frase que não se cansa de repetir: a moda vai e vem... aguardem o sucesso dos anos 30 e 40 nas próximas edições.

Comentários