14 setembro, 2015
Comentários

Em tempos de crise, Santa Casa de Barra Mansa anuncia economia de 15% no setor de compras

Percentual passou a ser satisfatório após implantação de pregões presenciais

A Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa apresenta uma redução de 15% no gastos do setor de compras. Isso, por que desde o final de fevereiro deste ano, o hospital mudou a forma de comprar e adotou o método do pregão presencial, que é uma espécie de leilão às avessas. Funciona assim: ganha quem tem o menor preço. Na primeira compra de medicamentos a economia foi de 10%, um valor de, aproximadamente, R$ 57 mil. Hoje, sete meses após a implantação do novo sistema de compras, a entidade já economizou 15%.

“Esse método é eficaz, porque garante a compra de medicamentos a um a preço fixo, já que, praticamente todos os dias, temos algum aumento no valor dos produtos”, contou a gerente de suprimentos, Angélica Cristina de Oliveira, que explicou ainda que gasta menos comprando o mesmo produto. Segundo a gerente, outro ponto que ajudou a gerar essa diminuição de gastos, foi a implantação do novo sistema interno de software, que só esse mês gerou uma economia de R$ 300 mil ao setor, que consegue ter mais controle nos gastos de suprimento do hospital. “Com esse sistema unificado conseguimos ter um controle maior sobre o nosso estoque e sabemos exatamente o que precisa ser comprado”, acrescentou.

Angélica contou ainda que esse mês vai conseguir gastar menos que o orçamento destinado ao setor. “Cada setor tem um orçamento, uma cota, que não pode ser ultrapassada. Nós, pela primeira vez, gastamos menos que esse limite. Essa verba que ‘sobra’ aqui, pode ser investida em outras áreas do hospital e garantir ainda mais melhorias em nosso atendimento ao paciente”, concluiu Angélica.

Comentários