12 agosto, 2016
Comentários

Empresários da Firjan apontam investimentos na Via Dutra e em mobilidade urbana como prioridade

A construção da nova pista de descida da Serra das Araras e a implantação de um transporte coletivo de alta capacidade estão entre as ações da Agenda Regional Sul Fluminense do Mapa do Desenvolvimento, construída pelos empresários da região


O Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) entregou nesta quinta-feira (11/08) a Agenda Regional do Sul Fluminense do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro (2016-2025). A construção de uma nova pista de descida na Serra das Araras e a implantação de um transporte intermunicipal de alta capacidade, estão entre as ações prioritárias do documento, construído pelos empresários.



A qualidade da infraestrutura logística e de mobilidade urbana é um dos fatores mais importantes apontados pelos empresários para a atratividade de investimentos no Sul Fluminense. “A Via Dutra é a principal rodovia que corta a região. Melhorar os acessos às cidades e zonas industriais e implantar um transporte de massa de alta capacidade vai desafogar o trânsito e reduzir o tempo de deslocamento da mão de obra local”, frisa a conselheira Débora Caride, da Metalúrgica Barra Mansa.



O Mapa do Desenvolvimento 2016-2025 foi construído por mais de mil empresários e envolveu os 92 municípios do estado do Rio. As propostas foram extraídas de debates em todos os conselhos temáticos e regionais do Sistema FIRJAN e de respostas à pesquisa online com uma base ampliada da indústria. Só no Sul Fluminense, participaram 91 empresários, que selecionaram e priorizaram 43 ações para o desenvolvimento da indústria da região.



A Agenda Regional tem como objetivo apresentar a visão da indústria sobre os principais problemas das regiões e traçar uma estratégia de melhoria do ambiente de negócios dentro de um horizonte de dez anos. O presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Sul Fluminense, Edvaldo de Carvalho, destacou que para chegar a esse documento final foram realizados, nos últimos três anos, diversos encontros com empresários do Sul Fluminense.

“A Agenda Regional do mapa vêm para consolidar os problemas apontados nesses encontros. A partir de agora, vamos articular junto aos governos federal, estadual, e concessionárias, as providências necessárias que não só vão alavancar a competitividade das empresas, mas também beneficiar trabalhadores e moradores da região”, afirma Carvalho. O documento servirá como instrumento de gestão pública e de debate para as próximas eleições municipais.


O Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro surgiu em 2006. Das 119 ações previstas no primeiro Mapa, 74% foram concluídas ou registraram avanço. Entre as maiores conquistas propostas, o Sistema FIRJAN, por meio do SENAI Rio, ampliou e modernizou nos últimos dez anos as unidade de Resende, Barra do Piraí e Barra Mansa, e inaugurou novas unidades, entre elas as de Angra dos Reis e Volta Redonda, além da Escola de Panificação de Volta Redonda.

Comentários